Ainda que ninguém espere por isso, muitos acontecimentos podem impactar negativamente o funcionamento de um negócio. Problemas físicos ou de responsabilidade civil são apenas alguns exemplos disso. Nesse momento, é fundamental contar com um seguro empresarial.
Imagine sofrer com avarias em seu patrimônio ou causar danos a terceiros, mesmo que involuntariamente? Esses, certamente, não são bons cenários e podem prejudicar amplamente os resultados produzidos por sua organização, bem como sua imagem corporativa.
Se você deseja entender o que é, como funciona e o que deve ser levado em consideração ao contratar um seguro empresarial, continue lendo este artigo!
O que é o seguro empresarial?
Um seguro voltado para empresas é aquele que visa proteger um negócio como um todo. Assim como qualquer opção de seguro, ele conta com diversas coberturas e pode ser escolhido de acordo com as necessidades específicas de cada corporação. Em todo caso, ele traz diversas vantagens para seus projetos — evitando que as situações fujam do seu controle. Alguns exemplos de cobertura incluem:
- raios;
- incêndio;
- roubos e furtos;
- danos às mercadorias e matérias-primas do negócio;
- aluguel;
- problemas com equipamentos, fornecedores ou funcionários;
- danos aos bens de terceiros e mais.
A abrangência de cobertura oferecida a cada um dos fatores citados depende de diversos fatores, que serão analisados a seguir e, com isso, auxiliarão na escolha de uma política que contemple sua companhia.
Como funciona o seguro?
Em alguns casos, o seguro empresarial se mostra obrigatório. Um exemplo disso é que, a depender do ramo no qual o negócio trabalha, ele pode ser obrigado a contar com o seguro de proteção a incêndios. Porém, de maneira geral, o seguro voltado para empresas funciona de forma a tornar, sob contratação, uma política ativa e que será utilizada em caso de acidente.
Em suma, o seguro estará disponível para você enquanto suas parcelas forem pagas, que são chamadas de franquias. Em caso de acidente, a seguradora em questão deve ser imediatamente informada. Em seguida, o negócio passará por uma vistoria e as indenizações cabíveis serão feitas. Assim, você preserva seu empreendimento e não estoura seu limite de gastos com imprevistos.
Quais são os tipos de coberturas do seguro para empresas?
Existem dois principais tipos de coberturas para empresas: a básica e as adicionais. Enquanto a primeira funciona de forma padronizada para a grande maioria dos ramos, a segunda diz respeito a pontos que aprimoram a proteção e que podem ser escolhidos de acordo com as especificidades da empresa. Entenda mais.
Cobertura básica
Esse é o tipo de cobertura pelo qual se inicia a contratação de qualquer seguro empresarial. Ela é voltada para a parte física do empreendimento e, geralmente, oferece proteção contra explosões, raios e incêndio. Alguns fatores cobertos incluem:
- móveis;
- ferramentas e máquinas operacionais;
- estrutura do espaço;
- acabamento;
- veículos operacionais e muito mais.
Conforme indicado por seu nome, a cobertura básica oferece o necessário para que o imóvel seja reconstruído, bem como para que a empresa possa permanecer em funcionamento ou ser colocada nesse estado o mais rápido possível.
Coberturas adicionais
As coberturas adicionais, também de acordo com seu nome, são opções específicas que podem ser aplicadas além do incluso na cobertura básica. Por exemplo, se sua empresa atua em um ramo que oferece constante perigo aos colaboradores, é fundamental que uma cobertura voltada para lesão, doença ou morte seja contratada.
Também é possível citar o seguro de responsabilidade civil — voltado para avarias a terceiros ou seus bens e coberturas que protegem partes físicas específicas do negócio, como mercadorias em trânsito ou perda do pagamento do aluguel. É preciso analisar as especificidades do empreendimento para fazer as melhores escolhas possíveis.
Exceções
No caso de ambas as coberturas, é preciso estar atento às exceções. Inicialmente, é preciso saber que qualquer dano intencional não será coberto — e isso será avaliado no momento da vistoria. Além disso, no caso de raios, para que haja proteção, é preciso que ele caia no estabelecimento e não em seus arredores.
Finalmente, no caso de explosões, também é necessário que o fator que dê início ao evento ocorra por motivos internos. Em todos os casos, são bem-vindos registros dos acontecimentos e o preenchimento de um Boletim de Ocorrência. Isso deve ser feito por parte do segurado.
O que avaliar na hora de contratar um seguro empresarial?
Com todas as informações referentes ao seguro voltado para empresas em mente, é chegada a hora de saber o que é preciso avaliar na escolha do ideal para você. Confira dicas a seguir.
1. Defina quais são os riscos que mais preocupam
Para escolher o seguro mais adequado para as necessidades de sua empresa, comece avaliando quais são os principais riscos que a envolvem. Saber quais são as ameaças mais próximas ao negócio permitirá que você faça a escolha certa entre cobertura básica e o que deve ser incluso como adicional.
2. Fique atento às coberturas
A leitura da política que informa tudo o que será coberto pelo seguro empresarial é essencial para qualquer contratante. Antes de fechar negócio, não se esqueça de solicitar que o corretor ofereça a você alternativas em termos de cobertura — para que você possa escolher o que mais faça sentido para você.
3. Entenda como foi definido o preço do seguro
Ao seguir a recomendação acima, você já será, automaticamente, capaz de compreender como foi definido o preço da apólice. Contudo, não deixe de analisar item por item junto à seguradora para ter a certeza de garantir o melhor custo-benefício para si.
4. Cumpra obrigatoriedades
Nem todos os empreendedores sabem, mas existem seguros específicos e obrigatórios para o seu ramo. Isso pode ocorrer tanto por força de lei quanto de forma sindical. Seja como for, não deixe de pesquisar quais são imprescindíveis para que sua empresa possa atuar com segurança e legalidade.
5. Negocie
Antes de fechar o negócio, negocie. Avalie a quais riscos seu negócio está primariamente exposto e busque compreender como as coberturas oferecidas o contemplam. Nesse processo, pode ser que você perceba a presença de serviços desnecessários e consiga minimizar o gasto com seguro.
O seguro empresarial é fundamental para proteger e preservar sua empresa, tanto em termos de sua estrutura quando de sua imagem. Contar com a opção mais adequada para si otimiza sua produção e promove tranquilidade ao time, que atua com maior entusiasmo e qualidade.
Se você gostou de saber tudo sobre o tema e de garantir dicas para fazer sua escolha com propriedade, não deixe de entrar em contato com a Izi Seguros e de conhecer nossa plataforma especializada na comercialização de seguros em geral.