No momento você está vendo Entenda a diferença entre previdência privada e seguro de vida profissional

Entenda a diferença entre previdência privada e seguro de vida profissional

Entender a diferença entre previdência privada e seguro de vida profissional possibilita que você faça escolhas mais sábias no momento de pensar no que é melhor para você e sua família.

Em meio às várias alternativas existentes hoje, é necessário separar o joio do trigo a fim de saber realmente o que se está contratando e quais são as vantagens de um e de outro. Nessas horas, é normal ter dúvidas diversas e buscar as informações necessárias para saná-las.

Por essa razão, neste post vamos trazer os principais aspectos que você deve conhecer tanto sobre a previdência privada quanto o seguro de vida profissional. É por meio deles que você conseguirá escolher o que melhor atende às suas necessidades e interesses. Fique atento e confira as informações a seguir!

O que é previdência privada?

É o modelo alternativo à previdência social oferecida pelo Governo. Porém, tem alguns diferenciais importantes que podem torná-la mais vantajosa do que a modalidade oferecida pelo Estado.

Os diferentes modelos oferecidos pelos empreendimentos que trabalham com a previdência privada também trazem vantagens, já que essa competitividade possibilita que procurem oferecer o melhor serviço ao cliente.

Você pode, inclusive, adotar formas de pagamento como as anuais, nas quais são ofertadas algumas vantagens a quem adota esse tipo de quitação. Alguns de seus aspectos centrais são:

  • você pode resgatar o dinheiro depois do prazo previsto pela apólice, o que significa que a previdência privada pode funcionar também como uma forma de investimento financeiro;

  • existe a possibilidade de receber uma quantia mensal como um salário por um tempo determinado e previsto pela apólice, servindo como uma forma alternativa de aposentadoria;

  • de maneira mais completa, você pode ainda contar com uma renda vitalícia na qual você recebe de volta mensalmente tudo o que investiu enquanto estiver vivo.

As apólices são vendidas por diversos grupos, como instituições financeiras, seguradoras e demais empreendimentos do ramo que trabalham com esse tipo de previdência. Obviamente, fazer uma boa escolha passa por pesquisar o respaldo desses grupos no mercado e averiguar o nível de satisfação de quem contratou esse auxílio. Hoje, com a internet, isso não é muito complicado de ser feito. Aproveite!

O que é seguro de vida profissional?

Quem ainda não tem as informações certas sobre uma modalidade ou outra pode ficar confuso sobre para que serve a previdência privada e para que serviria o seguro de vida profissional. Fique tranquilo porque agora você finalmente será capaz de ter discernimento sobre isso.

O seguro de vida profissional tem uma finalidade um pouco diferente da previdência privada e aqui explicamos o porquê: em vez de você ser o beneficiário direto, é a sua família que recebe o auxílio, caso alguma situação mais grave venha a ocorrer, como falecimento ou doenças incapacitantes.

Para quem sustenta a família, seja totalmente ou parcialmente, essa opção se torna mais do que imprescindível. Isso porque, em condições como essas, fica muito difícil para quem assumir as responsabilidades em seu lugar arcar com todos os compromissos financeiros.

Considere que tal revés pode acontecer de uma hora para outra, e é sempre bom saber que as pessoas que mais amamos estarão bem amparadas diante de qualquer infortúnio.

Vale dizer ainda que, por se tratar de um seguro de vida profissional, muitas empresas já pagam esse auxílio aos seus funcionários. Por isso é importante averiguar se você já não é beneficiário desse seguro a fim de aproveitar as condições que oferece. O mesmo pode acontecer também no caso da previdência privada, e é fundamental que você confira se conta ou não com essa alternativa na empresa em que trabalha.

A quem a previdência privada e o seguro de vida são indicados?

Bom, agora que você já entende a diferença entre previdência privada e seguro de vida, pode estar se perguntando qual é a melhor opção para você e sua família, não é mesmo? Pois bem, nesse tópico vamos aprofundar um pouco mais nessa questão, para orientá-lo a fazer a melhor escolha. Prossiga com a leitura para continuar aprendendo.

Para quem é a previdência privada?

Se você não paga nenhum sistema de previdência, seja ele público ou privado, certamente é importante que você se ocupe em resolver essa questão e considere aderir à previdência privada. Por trazer mais opções do que o sistema público e até mesmo a possibilidade de ganhos financeiros, você pode aproveitar disso para se planejar melhor e avaliar o que valerá mais a pena.

O único contratempo é que a previdência privada é exclusiva e individual, ou seja, você não pode simplesmente transferir o que foi pago para o nome de outra pessoa.

Ainda que em alguns casos, possa haver apólices que cobrem casos extremos como falecimento de quem aderiu ao plano, continua sendo um sistema um tanto quanto diferente do seguro de vida profissional. Até porque essa possibilidade costuma ter um custo adicional na apólice.

Para quem o seguro de vida profissional é indicado?

Bom, se você já conta com algum sistema de previdência e está satisfeito com ele, talvez seja hora de contar com um seguro de vida profissional. Querendo ou não, a vida tem os seus imprevistos e não podemos controlar tudo o que pode acontecer conosco e, consequentemente, com aqueles que estão sob nossa responsabilidade.

Ter o conforto, a segurança e a tranquilidade, caso uma situação fora de seu alcance venha a ocorrer e, ainda assim, a sua família estar amparada, traz um alívio e tanto. Mesmo no caso de falecimento, eles estarão assegurados por sua escolha e poderão tocar a vida sem restrições.

Como pode ver, tanto a previdência privada quanto o seguro de vida profissional podem ser favoráveis dependendo exclusivamente do seu interesse e do que você mais precisa hoje para cuidar bem não só de si mas também de sua família. Agora que tem as informações certas sobre esse assunto, conseguirá tomar uma decisão sábia e fazer a escolha que melhor atenderá a todos.

Se gostou de entender a diferença entre previdência privada e seguro de vida profissional, aproveite para assinar nossa newsletter e continuar por dentro do melhor conteúdo sobre os cuidados para você e sua família.

Deixe um comentário