Entenda como funciona o seguro empresarial e como contratar um

Entenda como funciona o seguro empresarial e como contratar um

Ser empreendedor no Brasil não é uma tarefa fácil. Além de estar sempre atento e atualizado às tendências do mercado, é preciso cuidar dos bens da empresa. É nesse sentido que surge a necessidade de contratação de um seguro empresarial. Esse é um dos tipos de seguros para empresas que garantirá a sua tranquilidade e evitará prejuízos diante de avarias no seu patrimônio empresarial.

Contando com esse tipo de serviço, você resguarda os seus bens e, em alguns tipos de coberturas, até mesmo os gastos com saúde de funcionários que se acidentaram exercendo suas atividades laborais.

Ficou interessado em saber mais sobre o seguro empresarial e todas as suas características, além de entender o que avaliar na contratação desse importante investimento para sua empresa? Então, este post é para você. Continue a leitura e confira.

O que é o seguro empresarial?

O seguro empresarial é aquela modalidade de seguros para empresas que tem como fim primordial a proteção do patrimônio da instituição. Nessa proteção, estão incluídos os danos ao prédio em sentido literal, bem como os prejuízos em móveis, ferramentas, utensílios, dentre outros bens empresariais.

Esses prejuízos a que nos referimos podem ter origem em diversas causas. As mais comuns são:

  • incêndios;
  • crimes patrimoniais;
  • fenômenos da natureza, dentre outros.

Todos esses eventos danosos podem afetar seriamente a saúde financeira do empresário e comprometer os lucros em determinado período. Por isso, esse tipo de contratação é extremamente eficiente para evitar os prejuízos e fazer com que o empreendedor possa se planejar melhor, sabendo que possíveis danos aos seus bens não afetarão os resultados da sua instituição.

Além disso, o empresário pode avaliar a cobertura que mais atende aos seus interesses e negociá-la na apólice. Desse modo, ele poderá proteger além dos seus bens, outros setores na sua empresa que ele julgar que haja necessidade de proteção, como a saúde e integridade física dos seus funcionários, por exemplo.

Qual é a importância do seguro empresarial?

Como dissemos, o seguro empresarial é uma ferramenta indispensável para que o empreendedor proteja os seus bens de vários tipos de prejuízos que possam ocorrer. Outro ponto essencial nessa contratação é que, com a sua presença, será possível desenvolver o plano de negócios de modo mais linear e sem sustos.

Imagine que um empresário, que não conta com esse tipo de seguro para empresas, sofre algum tipo de prejuízo na estrutura do seu prédio. Por exemplo, um incêndio acomete a edificação e queima uma parte dos móveis e arquivos. Ora, os custos da restauração dos itens danificados incidirão diretamente nos ganhos empresariais naquele período, e esse impacto negativo provoca uma perda de competitividade da companhia no seu segmento empresarial.

Um gestor que conta com o seguro empresarial, por sua vez, pode atuar de modo tranquilo e com fidelidade às suas convicções mercadológicas, pois não haverá a preocupação de um evento fatídico afetar todo o planejamento. Assim, contar com seguros para empresas faz com que o empreendedor garanta um futuro próspero para a sua instituição.

Quais são as coberturas do seguro empresarial?

Primeiramente, é importante saber que um seguro empresarial contará com diversos tipos de coberturas. Para isso, é necessário verificar os recursos financeiros da sua empresa e decidir por aquela que esteja dentro das suas possibilidades e que atenda a todos os seus anseios.

Geralmente, os pacotes mais básicos são aqueles que incluem danos por incêndio, explosões, fumaça, dentre outros. Esses planos são, em regra, mais baratos e garantem a indenização apenas para esses tipos de ocorrências.

No entanto, é essencial que o gestor avalie as suas necessidades e verifique que plano o assegurará de modo mais eficiente. Nas coberturas adicionais, podem ser encontradas diversas opções de situações que serão indenizadas caso aconteçam. Dentre elas podemos citar:

  • falhas elétricas;
  • defeitos em equipamentos em geral;
  • danos ou defeitos em mercadorias;
  • acidentes com funcionários no exercício de suas funções
  • estragos nos veículos da empresa, dentre outros.

É importante alertar também que há alguns itens que não são oferecidos nas apólices de seguro empresarial. Eles são colocados dessa forma porque não estão diretamente ligados à atividade-fim da empresa. Alguns exemplos que podemos citar são: cobertura para proteção de joias e metais preciosos, obras de arte etc.

É vital que o gestor faça uma cuidadosa avaliação de todos os bens da sua empresa e se organize financeiramente para que possa encontrar a cobertura que mais atende às suas necessidades. Desse modo, ele fica tranquilo para exercer o seu ofício sem riscos de surpresas negativas.

Como é definido o preço do seguro empresarial?

O valor do seguro empresarial variará de acordo com alguns fatores individuais que são avaliados de acordo com as especificidades da sua empresa. Além disso, a seguradora precificará o dano de acordo com a probabilidade de ocorrência e o valor máximo que pode ser pago caso ele ocorra.

Há uma análise de riscos e sobre quais são as precauções que a empresa toma para que eles não ocorram. Além disso, evidentemente, o tamanho da empresa repercute no valor estipulado na apólice. Quanto maior for a instituição, mais funcionários, mais espaço físico e maiores riscos de ocorrência de eventos danosos.

Por fim, é preciso verificar qual foi a cobertura escolhida. Quanto mais bens estiverem protegidos, o preço se elevará. Isso inclui a cobertura de acidentes laborais e de responsabilidade civil de danos a terceiros.

No entanto, esteja certo de que esse investimento é muitíssimo inteligente, pois o valor que ele investe no pagamento do seguro é bem inferior ao que custaria aos cofres da empresa no caso de alguma ocorrência.

Como percebemos, no âmbito dos seguros para empresas, o seguro empresarial se destaca como uma maneira muito eficiente de proteger os bens da sua instituição e evitar que eventos danosos prejudiquem os lucros da sua companhia. Avalie as necessidades individuais do seu caso e opte pela cobertura que mais atenda aos seus anseios. Assim, você evita aborrecimentos e prejuízos e pode desenvolver o seu estabelecimento empresarial da melhor maneira visando potencializar os lucros sempre.

Gostou de saber um pouco mais sobre o seguro empresarial e quer contar com esse importante aliado na sua instituição? Então, entre em contato conosco, teremos prazer em ajudar você a proteger a sua empresa e mirar lucros cada vez maiores.

Deixe uma resposta