No momento você está vendo Saiba mais sobre o seguro auto para jovens

Saiba mais sobre o seguro auto para jovens

A falta de experiência na direção pode causar muitos acidentes. Por esse motivo, foi criado o seguro auto para jovens, que é um produto planejado especialmente para atender as pessoas mais inexperientes, mas é diferente do seguro de vida. Essa é uma opção diferenciada para os motoristas que precisam ganhar prática na condução de veículos e contam com uma faixa etária que varia entre 18 até 25 anos.

Neste post, vamos explicar o explicando o que é o seguro auto para jovens e falar sobre a importância dele. Além disso, vamos mostrar os tipos que existem e fornecer dicas relevantes sobre o que deve ser observado na hora da contratação. Aqui, você vai encontrar detalhes sobre a cobertura do seguro, se ele conta com assistência 24 horas etc.

Gostaria de saber um pouco mais sobre seguro auto para jovens? Acompanhe a leitura e fique por dentro!

Entenda o que é o seguro auto para jovens

O seguro auto para jovens é uma modalidade diferenciada de seguros criada especificamente para oferecer cobertura aos motoristas iniciantes. Ele é específico para quem está na juventude e é um pouco diferente dos tradicionais. Porém, as coberturas são iguais, por exemplo, danos a terceiros, assistência 24 horas, furto e roubo, perda total ou parcial etc.

É possível negociar outras coberturas com a seguradora durante a contratação. Normalmente é exigido um curso de direção defensiva na hora da entrega dos documentos para a conclusão do contrato. O certificado é um indicativo de que o jovem está bem treinado. Isso vai ajudar na precificação adequada do seguro, visto que esse público tem menos experiência ao volante. 

Conheça a importância do seguro auto para jovens

Para os jovens que estão com 18 até 25 anos é muito importante a contratação desse seguro. Ele vai dar maior segurança para esses motoristas dirigirem nas ruas, já que esse público inexperiente está mais exposto às colisões e outros riscos. As estatísticas mostram que esses condutores estão dirigem de forma mais agressiva e está mais sujeita a sinistros.

Por outro lado, a contratação de seguro é indicada em todas as idades. Os jovens que contratam o seguro têm mais tranquilidade para dirigir, pois sabem que receberão assistência e amparo em situações adversas. Caso ocorra uma batida em outro automóvel, o jovem contará com a cobertura de terceiros para custear os reparos.

Descubra os tipos de seguro auto para jovens

Há vários tipos de seguros disponíveis no mercado para atender pessoas idosas ou com doença pré-existente, pessoas com deficiência (PCD), mulheres, jovens etc. Cada seguradora oferece os seus benefícios e impõe os limites de idade, sendo que algumas inclusive oferecem o curso de direção defensiva. Pode existir um programa de relacionamentos com a concessão de pontos para quem utiliza o carro durante a madrugada.

A pontuação acumulada pode gerar descontos no momento de renovar o seguro. Existem outras vantagens oferecidas pelas seguradoras, como descontos em estacionamentos ou carro extra. Normalmente é possível optar entre a cobertura básica que protege o veículo em determinadas circunstâncias e a total que cobre praticamente tudo.

O condutor pode também escolher as coberturas adicionais, por exemplo, o seguro da franquia que oferece isenção no primeiro sinistro, a cobertura para acessórios e higienização. Algumas seguradoras disponibilizam o serviço de rastreamento veicular e cobram um valor por sua instalação. Nem todas analisam o perfil dos motoristas.

Aproveite as dicas para contratar o seguro auto para jovens

O público jovem é composto por motoristas inexperientes e, por isso, o seguro pode ficar um pouco mais caro. As pessoas que se encaixam nessa faixa de idade costumam utilizar bastante o carro por terem uma rotina mais agitada. Muitos jovens trabalham, estudam, frequentam festas e, sendo assim, estão sempre em movimento.

Além do mais, os jovens têm menos conhecimento do funcionamento dos carros e a perda total é mais frequente para esse público. Antes de gerar a apólice, as seguradoras fazem realizam uma análise de risco com vários grupos de pessoas para compreender as probabilidades de ocorrências de sinistros. Veja a seguir as principais dicas para contratar um seguro!

Cobertura do seguro

Observe a cobertura do seguro auto para jovens para ter certeza de que vai contratar exatamente o que precisa. Esse produto específico apresenta coberturas variadas, conforme já mencionamos. Durante a negociação, esclareça as suas necessidades, fale da sua rotina e analise os planos ofertados pela seguradora. Uma apólice básica vai incluir apenas as principais: colisão, furto e roubo.

Assistência 24 horas

A assistência 24 horas é oferecida pela maioria das seguradoras por ser muito interessante e atender as situações de emergência. Os serviços fornecidos para quem contrata essa cobertura adicional são reparos residenciais, reboque, carro reserva, pane, motorista amigo, entre outros. Com ela, você nunca vai precisar chamar um guincho, basta entrar em contato com a seguradora.

O pacote pode dar direito a descontos em cinemas, estacionamentos e outros estabelecimentos parceiros. Além de facilitar a troca de pneus, serviços de chaveiros, atendimento em caso de problemas com a bateria ou no sistema elétrico do automóvel.

Pesquise a reputação da seguradora

Não feche o contrato analisando apenas o preço do seguro. Avalie a qualidade também e todos os outros fatores envolvidos. Se você faz parte do público jovem, está em busca de informações para um amigo ou familiar, faça uma reflexão sobre os serviços ofertados. Considere as condições financeiras e as expectativas, além de procurar um produto adequado à sua realidade.

Apesar de tantos detalhes, não é difícil fazer a escolha de um pacote interessante. Faça uma cotação, analise a eficácia das coberturas em relação aos riscos que o motorista enfrenta e compare os preços para saber se os valores cobrados são justos. Há opções para todos os públicos, por isso, leia a apólice com atenção antes de assinar.

Enfim, agora você já sabe e entende como funciona o seguro auto para jovens! Realize algumas pesquisas e analise os detalhes a reputação da seguradora que está oferecendo vantagens. Se for possível, contrate as coberturas adicionais para ter maior proteção para o seu carro. Afinal de contas, as apólices de seguro patrimonial geralmente são válidas pelo período de 12 meses.

Gostou do conteúdo e deseja se manter atualizado? Então, curta a nossa página no Facebook e acompanhe todas as nossas publicações!

Deixe um comentário