No momento você está vendo Quais são os 7 principais benefícios do seguro de vida individual?

Quais são os 7 principais benefícios do seguro de vida individual?

Hoje em dia, felizmente, o acesso a diversas informações sobre planejamento financeiro está cada vez menos limitado. E entre os principais investimentos realizados para estimular o seu bem-estar econômico e o de sua família, está o seguro de vida individual.

Voltada apenas à única pessoa que o contrata, essa modalidade garante uma série de coberturas indenizatórias em casos envolvendo morte ou perda de patrimônio, por exemplo. Os valores são definidos com base nas características individuais do segurado, como idade, gênero, vida profissional e condições de saúde.

Trata-se, também, de uma excelente alternativa para transmitir bens futuros para herdeiros, sem deixar de abordar coberturas resgatáveis ainda em vida. Para entender melhor a respeito do tema, continue conosco no texto e confira os sete principais benefícios do seguro de vida individual!

1. Proteção econômica aos dependentes

É claro que ninguém gosta sequer de imaginar a hipótese da perda de familiares queridos, sobretudo os mais próximos. Mas não se pode controlar tudo na vida, e imprevistos acontecem. No caso de falecimento, o seguro auxilia a minimizar possíveis dificuldades financeiras enfrentadas pelos que ficaram.

Essa máxima vale em especial para quem é pai de família e, por meio do trabalho, gera a maior fatia da renda mensal que cobre despesas com a casa, por exemplo. Mesmo doloroso, o primeiro gasto já seria o serviço de funerária, ou seja, o baque é imediato e pode causar sequelas bem sérias.

Tempos mais tarde, quando a dor da perda vai se transformando em saudade e aceitação, a realidade é que existe uma fatia considerável da receita econômica que já não aparece no orçamento. Daí a importância de personalizar as apólices, que podem envolver desde supressão dos investimentos em educação dos filhos até a quitação da casa, por exemplo.

2. Ganho de tranquilidade

Para aproveitar a vida dia após dia, é fundamental ter a tranquilidade predominando na mente e na alma. Para muitas pessoas, aqui está o mais importante entre os benefícios do seguro de vida individual: a certeza de que, caso algo ruim ocorra, a família certamente não ficará desamparada sob a ótica financeira.

Diante de tantas turbulências enfrentadas na rotina do mundo atual, essa serenidade é como encontrar água no deserto. O seguro representa, portanto, um sentimento de paz interior e a convicção de que tudo ficará bem.

3. Cobertura de doenças graves

Já falamos acima sobre a imprevisibilidade da vida, e neste item vale a pena voltar ao tema. Afinal de contas, uma doença grave pode, infelizmente, surgir quando se menos espera. E os custos costumam ficar nas alturas…

Por mais que a enfermidade tenha um tratamento indicado e comprovadamente eficaz, nem sempre ele é acessível. Existem remédios caríssimos, que muitas vezes superam a receita mensal de famílias de renda média, por exemplo.

Para mitigar os efeitos desse possível cenário, procure incluir proteções contra doenças graves na apólice do seguro de vida individual, fechando acordos justos para você. Em geral, as enfermidades são especificadas nominalmente no contrato, deixando bem claros os casos nos quais o seguro entra em ação.

4. Segurança financeira personalizável

Inúmeras empresas oferecem seguro de vida aos funcionários. No entanto, há um pequeno problema comum nesses casos: as apólices tendem a não cobrir várias demandas importantes das pessoas, pois são basicamente iguais e desconsideram as necessidades específicas de cada um.

Entre as grandes vantagens do seguro de vida individual está também a capacidade de personalização. Isso garante que o valor será bem investido, já que engloba apenas questões coerentes de acordo com o padrão de vida do contratante, desde o preço até as condições de indenização.

5. Boa relação custo-benefício

Conforme destacamos lá no primeiro parágrafo do post, o seguro de vida também é um investimento. Esse aspecto pode ser avaliado tanto do ponto de vista pessoal quanto sob a ótica corporativa.

Se o segurado vai a óbito e deixa dívidas em seu nome, por exemplo, existe a possibilidade de elas acabarem herdadas pelos dependentes, sobretudo as ligadas a empréstimos e financiamentos. O montante pago como indenização permite, então, a disponibilidade de recursos econômicos para quitar os compromissos, ou, ao menos, reduzir o prejuízo.

A respeito do âmbito empresarial, quando duas pessoas são sócias únicas em determinada companhia e uma falece, é importante o papel do seguro para que o outro assuma as obrigações financeiras. Isso reduz bastante o potencial de endividamento do negócio.

6. Proteção ao cônjuge

A divisão de despesas com o marido ou a esposa é bem comum. Assim, caso algum deles faleça, as finanças da casa sofrem um baque relevante. De quebra, a qualidade de vida também pode cair de maneira significativa, ou seja, um seguro de vida desempenha função primordial nesse contexto.

O casamento representa um voto de confiança e cumplicidade eterno, portanto, nada mais justo do que prezar pela proteção da pessoa amada mesmo após sua partida. Afinal, entram em cena outros elementos bem delicados, alguns já abordados no texto, como a situação dos filhos, por exemplo.

7. Possibilidade de resgate

Preservar a aplicação do próprio patrimônio é uma preocupação muito justa, principalmente nos tempos atuais, de volatilidade econômica e incertezas a respeito do futuro. Resgatar parte do valor investido no seguro de vida, portanto, é uma excelente vantagem.

Essa é uma opção que assegura a formação de uma reserva de emergência a partir dos montantes aplicados, com a oportunidade de resgate do valor em caso de preferência pelo cancelamento do seguro. Não é à toa que a modalidade vem crescendo nos últimos anos.

Vale lembrar que a solicitação do resgate pode acontecer até o final do limite de carência (dois anos), respeitando sempre a porcentagem liberada pela regra do produto. O custo dessa reserva recebe correções inflacionárias e é taxado com juros atuariais, além de ser transferido a um fundo de resgate que, dependendo do modelo, pode gerar dividendos.

Despesas médico-hospitalares, cobertura de gastos relacionados a medicamentos, isenção do Imposto de Renda sobre a indenização e custeio de recursos funerários também aparecem entre os principais benefícios do seguro de vida individual. Para acertar no investimento, procure uma seguradora capacitada e com credibilidade no mercado, como a Izi Seguros!

O post foi útil para você? Ficou com alguma dúvida a respeito do assunto? Então deixe um comentário!

Deixe um comentário