Seguro de vida para funcionários: como funciona, benefícios e mais

Para alcançar o sucesso em um negócio, não basta focar nas metas a serem atingidas todos os meses: é preciso investir no bem-estar dos colaboradores. Isso porque, com uma equipe mais tranquila e motivada, as chances de alcançar bons resultados só tendem a aumentar. Sendo assim, muitos gestores estão apostando no seguro de vida para funcionários, uma modalidade em grupo e direcionada aos profissionais de determinada companhia. 

Ainda que seja uma opção bastante utilizada no universo empresarial, muitas pessoas não sabem como tal serviço de proteção funciona — afinal, ele é obrigatório ou não? Quem deve pagar a cobertura? A partir de quando esse benefício pode ser oferecido ao time de profissionais?

Se você está em busca de respostas para estas questões, saiba que está no lugar certo. Estas e outras dúvidas serão solucionadas ao longo do post. Para ficar por dentro do assunto e fazer com que seu negócio decole com o seguro de vida para funcionários, continue a leitura e anote as dicas!

Entenda o que é o seguro de vida para funcionários

O seguro de vida para funcionários, também conhecido como seguro coletivo, é um dos benefícios mais oferecidos pelas organizações brasileiras. O serviço é contratado pela própria empresa, junto à seguradora, com um único objetivo: proteger financeiramente os profissionais e sócios dentro de uma corporação.

Tal alternativa só pode ser adquirida por sindicatos, empresas ou indivíduos que tenham um vínculo em comum. Inclusive, há algumas diferenças em relação aos modelos convencionais, seja pelo tipo de apólice ou pelo custo-benefício. 

Os beneficiários também podem ser incluídos na modalidade, como no caso dos filhos e cônjuges. Antes de contratar o produto, porém, o departamento de RH deve analisar detalhadamente todos os requisitos exigidos pela seguradora. Tal cuidado é fundamental para evitar que ocorram imprevistos na hora em que o serviço for acionado de fato. 

Atualmente, as empresas especializadas no ramo oferecem diferentes tipos de seguro de vida para funcionários, como os pacotes básicos e outros mais elaborados, capazes de cobrir internações médicas e, até mesmo, acidentes. Portanto, é imprescindível que a companhia conheça bem as necessidades dos colaboradores e identifique os riscos aos quais cada indivíduo está exposto em seu posto de trabalho. 

A responsabilidade de pagar a cobertura

É comum encontrarmos colaboradores e gestores com dúvidas a respeito do seguro de vida para funcionários. Em meio a tantos questionamentos, um dos principais é referente ao pagamento do plano: afinal, o valor deve ser descontado do salário do colaborador ou não? 

Para chegar a uma resposta, precisamos entender as condições de contratação do serviço. Muitas vezes, o empregador faz um acordo com o seu funcionário na intenção de encontrar o caminho mais vantajoso a ambos. Ainda assim, há empresas que podem optar por uma das três formas de funcionamento do seguro de vida coletivo. São elas: 

  • totalmente contributário: os funcionários são responsáveis pelo pagamento total da cobertura;
  • não contributário: a empresa fica encarregada das despesas; 
  • parcialmente contributário: tanto a organização quanto o funcionário devem pagar os custos do serviço. 

A obrigatoriedade

Conforme consta na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o seguro de vida para funcionários não é obrigatório. No entanto, isso não quer dizer que todas as empresas possam abrir mão do benefício. Pelo contrário: de acordo com a atividade realizada por profissional (e segundo as convenções de suas categorias) esse tipo de proteção se tornou indispensável em certos casos. Veja quais são os principais: 

  • postos de combustíveis; 
  • construção civil; 
  • bares e restaurantes; 
  • condomínios; 
  • hotelaria; 
  • comércio de alimentos varejista; 
  • padarias; 
  • despachantes; 
  • motoboys; 
  • educacional; 
  • indústria têxtil;
  • indústria de panificação; 
  • indústria de louça. 

Conheça os principais modelos de cobertura

Na maioria das vezes, o seguro de vida para funcionários passa a ser utilizado pela família quando, inesperadamente, ocorre a ausência do indivíduo que, até então, era o responsável por proporcionar o sustento do lar. 

Em outras palavras, quando um “chefe da casa”, por exemplo, sofre um acidente, é muito comum que o padrão de vida dos demais membros caia consideravelmente. Logo, para reverter o quadro, a indenização do seguro de vida atua como uma rede de proteção, permitindo que os familiares mais próximos consigam se reestruturar de maneira rápida e sem muita burocracia. 

No entanto, é claro que não é só isso. Hoje em dia, boa parte dos planos disponibilizados pelas seguradoras consegue garantir um uso mais amplo — que vai além do falecimento. Entre as situações comuns, podemos destacar: 

  • assistência emergencial: essa alternativa pode ser útil quando o funcionário realizar uma viagem, seja nacional, seja internacional;
  • despesas médicas e odontológicas: ocorrem quando há acidentes com o segurado; 
  • adiantamento do prêmio em vida: tal cobertura costuma ser ativada em casos de doenças terminais ou crônicas, sendo que colaborador consegue antecipar a quantia da indenização ainda em vida;
  • assistência funeral: se houver falecimento, os membros da família ficarão isentos das providências burocráticas e do custo total do funeral; 
  • incapacidade por acidente: o funcionário pode receber uma renda mensal caso sofra algum acidente e precise se afastar temporariamente do ambiente de trabalho. 

Saiba mais sobre os benefícios de investir no serviço

Em um primeiro momento, alguns gestores acreditam que o seguro de vida para funcionários seja somente mais um gasto desnecessário e que pode passar despercebido na hora de uma contratação — mas não caia nessa! Tal modalidade oferece diversas vantagens, tanto aos colaboradores quanto aos empresários. 

Com esse serviço, os profissionais terão mais confiança e tranquilidade ao desempenharem suas funções, sabendo que, caso ocorra qualquer acidente, eles serão assegurados. Consequentemente, as atividades serão realizadas com mais foco e entusiasmo, proporcionando bons frutos no futuro para organização. Ou seja: todos saem ganhando! 

Fora isso, existem mais alguns benefícios proporcionados por tal tipo de cobertura a ambos os lados. Abaixo, explicamos mais sobre cada um deles:

  • o seguro de vida para funcionários é visto como um fator motivacional aos profissionais e seus beneficiários; 
  • trata-se de um serviço eficaz na retenção de funcionários e na diminuição de rotatividade de uma empresa. Como resultado, a qualidade dos serviços será maior e os gastos com demissões podem diminuir consideravelmente;
  • é possível prevenir uma série de problemas, além de reduzir custos para a organização, de forma eficiente; 
  • o seguro coletivo gera vantagens fiscais na hora do pagamento do Imposto de Renda (IR) de uma empresa; 
  • essa é uma maneira que a companhia tem de se destacar entre os concorrentes no seu segmento de atuação;
  • a organização ficará devidamente em dia com a legislação prevista pelo sindicato; 
  • há um excelente custo-benefício, uma vez que o seguro de vida para funcionários é mais barato do que os planos individuais; 
  • é possível escolher a quantia das indenizações para cada tipo de cobertura. Em outras palavras, há opções ideais para empresas de pequeno, médio e grande porte; as famílias dos seus funcionários estarão sempre amparadas, reduzindo significativamente as chances dos dependentes entrarem com ações na justiça contra a organização.

Encontre a melhor empresa de seguro de vida

Assim que decidir investir no seguro de vida para a sua empresa, você precisará escolher uma boa seguradora para auxiliá-lo ao longo desse processo.

Com os parceiros certos, será possível ter um ótimo acompanhamento em momentos de dúvida, além de conseguir proporcionar um bom suporte aos funcionários quando for necessário. Veja os critérios que devem ser avaliados durante essa etapa.

Reputação

Conferir a reputação da seguradora é sempre o primeiro passo. A parte boa, é que essa pesquisa pode ser realizada tranquilamente — basta uma simples verificada nas redes sociais.

Hoje, existem inúmeros sites especializados na satisfação do cliente, assim como as redes sociais e o próprio Google, que costumam contar com avaliações recentes.

Também há a possibilidade de conversar com outras organizações que já fecharam negócio com a seguradora em questão e, a partir disso, pedir feedbacks a respeito do serviço prestado.

Situação legal

Outro ponto que deve ser analisado, é a situação legal da seguradora. Ao contratar esse tipo de serviço, é essencial garantir que a empresa tenha os devidos registros obrigatórios de regulamentação.

Para tanto, considere checar o site da Superintendência de Seguros Privados (SUSEO), onde há inúmeras ferramentas que facilitam essa consulta. Existe ainda o portal da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSEG) — uma associação que oferece uma lista, com todas as empresas que estão atuando no setor.

Coberturas

Para garantir que você estará pagando um preço justo pelo seguro de vida, é importante saber o que o produto cobrirá para os seus funcionários. Como mencionado, existem modelos de todos os tipos e valores, e o ideal é optar por aquele que melhor supre as necessidades da sua equipe, além de se encaixar no orçamento da empresa.

Comece montando uma lista, com as principais coberturas que gostaria de oferecer aos funcionários. Esse será o seu “ponto de partida”. Depois, estipule uma média de orçamento, mas esteja aberto a arcar com gastos um pouco maiores, quando necessário.

Com essas informações em mente, você já terá uma base suficiente para sair em busca de uma seguradora que esteja pronta para atender às suas expectativas — sem desperdiçar dinheiro ou correr o risco de contratar mais serviços do que o necessário.

Quando bem contratado, o seguro de vida para funcionários é capaz de proporcionar grandes benefícios a uma empresa e a toda a sua equipe. Pense nisso!

Agora que você já está por dentro do assunto, o que acha de entrar em contato conosco e garantir a segurança de seus colaboradores? A Izi Seguros é uma empresa renomada e focada em promover a segurança, diminuindo todo e qualquer risco de seus clientes. Teremos muito prazer em atendê-lo!

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