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Seguro Patrimonial: saiba que é e como ele protege sua empresa

Situações imprevistas ocorrem com maior frequência do que imaginamos. Sendo assim, podemos ter a certeza de que pessoas e empresas estão sujeitas a lidar com eventos de risco eminente que podem comprometer a vida e o patrimônio. No âmbito empresarial, aderir a um seguro patrimonial é uma alternativa eficaz para lidar com esse risco, permitindo que a organização absorva os impactos de possíveis danos e prejuízos relacionados à sua estrutura física, que fazem parte do seu capital produtivo.

O objetivo desse post é conhecermos um pouco mais sobre o seguro patrimonial e como ele é capaz de proteger a sua empresa contra eventos de risco. Para isso, vamos apresentar ao longo do texto o que é o seguro de proteção patrimonial, qual a sua importância, como funciona e como contratar. Acompanhe!

O que é o seguro patrimonial?

Para executar as suas operações a empresa lança mão de recursos intangíveis, como tempo e conhecimento, e os aplica em recursos tangíveis como máquinas, equipamentos, bens, veículos e sua estrutura física como um todo. Tais recursos tangíveis representam o ativo imobilizado de uma empresa, compondo o seu capital social que nada mais é do que a materialização do que foi investido pelos sócios da organização e acumulado ao longo do tempo.

O seguro patrimonial é uma modalidade de proteção, classificada como seguro de bens, que visa amenizar os possíveis prejuízos em situações de grandes perigos e de crise inesperada. Essa solução tem o objetivo de resguardar tudo aquilo que faz parte do patrimônio da empresa, protegendo o investimento de tempo e recursos apontados pelos seus investidores e proprietários.

Qual a sua importância?

Podemos observar que o seguro tem a função de proteger a integridade física dos colaboradores e o patrimônio da empresa. Afinal, o valor pago na contratação e manutenção de um seguro patrimonial costuma ser muito menor do que os prejuízos que podem ocorrer em eventos incomuns ou acidentais como incêndios ou roubos.

Obviamente ninguém deseja ou mesmo espera que tais episódios aconteçam de fato, porém, adotar medidas de precaução ajuda a manter a tranquilidade para continuar a investir no negócio, comprar mais equipamentos e expandir as operações tornando a tomada de decisão ainda mais segura.

Situações como desastres naturais, acidentes, entre outros podem ocasionar danos milionários ou mesmo a destruição de posses que foram consolidadas ao longo de muitos anos de trabalho, dedicação e esforço. Além de conferir mais tranquilidade aos proprietários, tais seguros são também um recurso importante para resguardar a sua fonte de renda e manter a empresa ativa no longo prazo, passado o período turbulento.

Como funciona?

O funcionamento do seguro patrimonial é muito simples de entender. A grosso modo, as seguradoras são empresas que assumem riscos em troca da contratação mensal/anual e contínua do plano de seguro e dos prêmios pagos pelo segurado.

Assim, a empresa segurada transfere o risco de ameaça ao seu patrimônio (descritos no contrato de coberturas) para a responsabilização da seguradora. A seguradora, por sua vez, consegue arcar com os danos sofridos pelos seus segurados por meio de uma reserva destinada a esse fim, construída graças ao acúmulo de riscos não materializados de outros clientes da sua carteira.

As coberturas geralmente abrangem proteção contra incêndio, roubo e furto, para o caso de subtração de bens, ou seja, a empresa é indenizada de acordo com o patrimônio levado por criminosos. Outras coberturas também envolvem os prejuízos ocasionados por desastres naturais, como deslizamentos de terra, tempestades, inundações e chuvas de granizo por exemplo.

Como contratar?

Para finalizar, é importante destacar que antes da contratação do seguro é preciso avaliar muito bem a seguradora para evitar dores de cabeça no futuro. Por isso, avalie se a empresa de seguros possui uma boa reputação, pesquisando suas referências e o tempo em que atua no mercado.

Avalie também a sua solidez financeira observando o seu histórico de pagamentos, a transparência de informações e o status do seu cadastro junto à Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), que é o órgão regulador do setor.

E então, o que achou do artigo? Já aderiu a um seguro patrimonial para sua empresa? Continue ampliando os seus conhecimentos sobre o tema lendo também este outro artigo do blog.

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