No momento você está vendo Aprenda o que é estresse ocupacional e como prevenir na empresa!

Aprenda o que é estresse ocupacional e como prevenir na empresa!

É importante saber que existem doenças relacionadas ao trabalho e que, para distanciar toda a sua equipe dessas complicações, é necessário entender mais sobre o assunto. Hoje, neste post, você descobre uma das síndromes mais comuns no ambiente profissional: o estresse ocupacional.

O ritmo de trabalho frenético e a pressão que está sempre por perto, têm tornado até os melhores colaboradores em pessoas desgastadas, irritadas e, em maiores casos, depressivas. É fato que tudo que afeta o profissional, também afeta a organização.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o estresse ocupacional? Entenda tudo sobre o assunto neste post!

O que é o estresse ocupacional?

A palavra estresse vem do inglês stress que corresponde às complicações físicas e emocionais tais como irritação, desgaste, pressão e tensão. Como o próprio nome já sugere, o estresse ocupacional se relaciona às problematizações acerca do ambiente profissional, tendo a desestabilização, durante a rotina de trabalho, como principal sintoma.

Entenda quais são as causas

Os pontos causadores da doença passam por vários níveis, desde horário de trabalho incompatível até baixo apoio social. Segundo especialistas, o nível patológico do estresse se manifesta em ambientes ricos em fatores psicossociais, são exemplos a falta de autonomia nos processos, a carga de trabalho excessiva, a baixa compensação, o assédio moral e os conflitos no ambiente profissional. 

Observe quais são os sintomas

Os efeitos negativos do estresse ocupacional são muitos e podem afetar todos os pontos do colaborador: físico, psicológico e comportamental. Além do mais, essa complicação crônica também promove o desenvolvimento de outras doenças tais como a depressão, a síndrome de Burnout (distúrbio causador de esgotamento mental e físico, relacionado ao trabalho exaustivo) e diversos problemas cardiovasculares.

Dando destaque nos sintomas e complicações durante a rotina de trabalho, além do absenteísmo causado pelo mal-estar relacionado ao estresse, outros sintomas também podem ser citados, como:

  • baixo rendimento;
  • falta de concentração;
  • dificuldade nas tomadas de decisões;
  • esquecimento;
  • acidentes de trabalho;
  • piora no relacionamento com os colegas;
  • sensibilidade para críticas. 

Quais os prejuízos para quem sofre e para a empresa?

Sabe-se que a síndrome do estresse ocupacional não afeta apenas o colaborador, que carrega os sintomas da doença, mas também todos ao seu redor: equipe de trabalho, familiares e amigos.

Isso, sem contar na interferência negativa na organização institucional. Contar com colaboradores estressados promove problemas e prejuízos sérios a médio e longo prazo. Os índices de absenteísmo, desfalque na equipe e evasão tendem a aumentar de acordo com o nível de estresse ocupacional de cada trabalhador.

A baixa de qualidade no trabalho, que está relacionada com os conflitos internos, também prejudica a organização geral, assim como o baixo rendimento e o desinteresse do colaborador. 

Como prevenir essas ocorrências?

Já deu para perceber que, ao cuidar da saúde mental dos colaboradores, você também está cuidando da sua empresa? Vale a pena tomar atitudes a fim de construir um ambiente de trabalho agradável e saudável.

Preparamos uma série de dicas sobre como adaptar a sua empresa e melhorar a saúde e a vida de toda a sua equipe. Siga a leitura e confira!

Estimule hábitos saudáveis

Faz parte do trabalho do gestor da empresa repensar os hábitos da equipe e perceber o que pode ser incluído para melhorar a rotina de todos.

Promover a alimentação saudável é um bom exemplo. Vale oferecer frutas aos colaboradores durante o expediente ou até, em casos onde são servidas as refeições na empresa, contar com o acompanhamento de um nutricionista na elaboração de um cardápio saudável.

Promova pesquisas de clima organizacional

Investigar a presença do estresse ocupacional na sua equipe é também uma forma de combatê-lo. Isso porque, reparando em quais setores há a presença da complicação e quais são os funcionários afetados, fica mais fácil auxiliar a equipe para superar o problema, além de combater a doença no ambiente.

A maneira mais fácil de investigar a ocorrência dos casos é promovendo pesquisas de clima organizacional. Dê preferência para questionários anônimos e online, assim os colaboradores não se sentirão constrangidos de falar a verdade acerca das complicações.

Questões como quais são os problemas presentes no ambiente e quais os pontos que merecem ser melhorados precisam estar em pauta na pesquisa aplicada.

Dê feedbacks positivos

Não há nada de extraordinário em dar feedbacks negativos durante a rotina de trabalho, essas respostas são, inclusive, necessárias para o melhor andamento dos processos de trabalho. Em contrapartida, quando foi que você deu um feedback positivo para o seu colaborador?

É importante destacar os atributos positivos, as atitudes corretas, o rendimento ou até um serviço específico. Não é necessário dispensar os elogios: sempre que a equipe merecer e se destacar positivamente cabe ao gestor apresentar um feedback positivo. Reconhecimento no ambiente de trabalho é extremamente útil para a produtividade posterior.

Analise os motivos dos afastamentos médicos

Para entender qual é a influência do estresse ocupacional na sua equipe, vale analisar os afastamentos por motivos médicos. Diversas vezes o que levou a um afastamento tem origem dentro do ambiente de trabalho, somando diversos fatores ruins.

Observe o que está acontecendo com os seus colaboradores afastados e se coloque à disposição para ofertar apoio e acolhimento. Atitudes assim só oferecem resultados positivos: sentimento de valorização para com os funcionários e, portanto, melhorias observadas tanto na saúde do colaborador, quanto na produtividade apresentada por ele.

Adote terapias e práticas meditativas na empresa

As terapias e práticas meditativas têm ganhado cada vez mais espaço no ambiente corporativo. A técnica que mais tem ganhado adeptos pelo mundo profissional é o mindfulness, que consiste em parar alguns instantes e apenas “viver o momento”, incentivando a concentração extrema.

Manter o foco, diminuir a ansiedade e irritabilidade são apenas alguns dos pontos fortes do que o mindfulness pode acrescentar aos praticantes. Saiba que aplicar alguma técnica meditativa durante o expediente, ou em momentos entre atividades laboratoriais, pode agregar resultados extremamente positivos. Vale fazer o teste com a sua equipe!

Incluir pequenas mudanças na empresa pode ser a peça-chave para uma melhoria significativa na saúde e, portanto, na produtividade da equipe. Faça o exercício de pensar nas necessidades dos funcionários e se esforce para viabilizar o apoio.

O estresse ocupacional pode afetar qualquer trabalhador, independentemente do ramo profissional. A diferença que precisa acontecer dentro da sua empresa é na atenção aplicada na prevenção e resolução de problemas de saúde: ofertar um plano de saúde empresarial pode ser a chave de ouro na prevenção de doenças na sua equipe.

A Izi Seguros pode ajudar nessa missão! Entre em contato conosco e saiba mais!

Deixe um comentário