No momento você está vendo 3 meios de atingir sua independência financeira de forma segura

3 meios de atingir sua independência financeira de forma segura

Conseguir a independência financeira é o sonho de todos. Para que o sonho vire realidade, é preciso traçar uma estratégia e cumprir as metas estabelecidas para ter sucesso. O primeiro passo é começar a fazer o seu dinheiro trabalhar para você! E como fazer isso? Investindo!

Para alcançar a independência financeira sem arriscar o futuro e sem prejudicar o hoje, é necessário investir o quanto antes. É claro que é bom fazer compras, participar de festas e gastar dinheiro com outras coisas. Mas, agora, imagine a sensação de lucrar com esse dinheiro sem precisar trabalhar? Isso mesmo, é muito melhor e ainda garante sua autonomia.

Acompanhe o texto a seguir, porque listamos várias dicas sobre os principais investimentos para alcançar a independência financeira e os meios para tal.

1. Separe uma porcentagem das suas receitas para investir

Sua independência financeira só será atingida quando você estiver seguro o suficiente. Isso ocorrerá no momento em que souber que, mesmo enfrentando tempos de instabilidade — como eventuais despesas inesperadas, desemprego e crise econômica do país —, conseguirá permanecer independente.

Para que isso aconteça, é preciso usar uma porcentagem da sua renda em investimentos, seja de curto, seja de médio, seja de longo prazo. Pare de achar que é impossível economizar com a renda e os gastos que você e sua família têm. Se começar a anotar toda a quantia que é utilizada com itens supérfluos, perceberá o quanto de dinheiro está sendo desperdiçado.

Se tanta gente consegue poupar, você também conseguirá. Sempre que for comprar algo, faça uma análise da situação e exercite alguns questionamentos. Por exemplo: pense se realmente precisa do objeto, se está em um preço adequado e principalmente se você poderá pagar sem comprometer sua renda e o valor que determinou para guardar e investir.

2. Agarre as oportunidades e tenha disciplina

Não é fácil conseguir o que se deseja. É preciso ter muito trabalho e disciplina. Por isso, não menospreze o poder do hábito. Tenha metas a cumprir sempre e planeje o seu dia para conseguir alcançá-las. Com planejamento diário e rotina estabelecida, você verá que é as horas podem ser muito mais produtivas do que imagina.

Com organização, haverá mais tempo e dinheiro para investir no que realmente importa: você. Não fique parado, pois o principal erro das pessoas é o medo de tentar. Lembre-se de que são as derrotas que fazem um vencedor e as oportunidades estão aí a todo tempo.

3. Faça investimentos

Agora que você já sabe como pode conseguir juntar aquele dinheiro extra, é o momento de aprender a investir e ter segurança no futuro sem comprometer o seu presente. Listamos abaixo os investimentos mais seguros. Veja qual é o melhor ao seu perfil.

Previdência privada

Ter uma velhice tranquila é sinal que na juventude houve ambição e planejamento. Infelizmente, a aposentadoria convencional concedida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não é capaz de manter a qualidade de vida do trabalhador que se aposenta. Inclusive, quando chega a idade, os gastos aumentam e a renda da aposentadoria não é capaz de cobri-los.

Por isso, a aposentadoria complementar privada está cada dia mais se expandindo aos trabalhadores brasileiros. Apesar do nome, a aposentadoria privada nada mais é do que um investimento em longo prazo, que tem variados tipos de plano, podendo se ajustar ao perfil do investidor.

Um dos benefícios desse investimento está na escolha entre os tipos de previdência pelo contribuinte, que pode optar pelo Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL) ou pelo plano de Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL). A diferença entre eles é encontrada na forma de tributação e recolhimento pela Receita Federal do Brasil (RFB).

Esse investimento pode ser feito com depósitos periódicos ou por meio de uma única parcela e é contratado em bancos e seguradoras. Essas seguradoras mantêm profissionais capacitados que farão aplicações seguras com o seu capital e a renda esperada por você. Por isso, é importante analisar bem o quanto você quer investir para ter a maior renda possível no futuro.

O investimento em previdência privada é tradicional pela sua segurança. As seguradoras são fiscalizadas por uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, conhecida como Superintendência de Seguros Privados (Susep). Ou seja, ao contrário de outros investimentos disponíveis no mercado, você não correrá o risco de perder o seu dinheiro.

Seguro de vida

Ter um seguro de vida é conseguir uma blindagem para a família. Todo investidor precisa estar preparado para eventuais acontecimentos imprevisíveis. Quem quer dormir tranquilo sabendo que a família está garantida recorre ao seguro.

Além de proteger a família, o seguro também protege você individualmente. Imagine passar dias se preparando para um trabalho ou viagem e, quando chegar o momento, não desfrutar dele por causa de alguma doença. Pois é, além de ficar prejudicado por não conseguir realizar o planejado, você ainda terá que arcar com gastos extras, que podem causar um rombo no orçamento. O seguro de vida poderá literalmente salvá-lo.

Títulos públicos

Os títulos públicos são uma modalidade de investimento do tipo renda fixa. Eles também podem ser emitidos por seguradoras e têm o objetivo de gerar renda com o capital aplicado. O investidor poderá, no prazo estabelecido no contrato, resgatar o dinheiro em uma única parcela, somado à renda gerada.

Os títulos públicos são gerados pelo governo federal. É uma forma que o governo encontrou para conseguir verba para ajudar nas despesas públicas. Ele emite um título que faz parte do tesouro direto e você poderá acompanhar o seu capital investido.

Coloque sempre em primeiro lugar a sua independência financeira e a segurança. Pare de achar sempre que pode deixá-las para depois. Daqui a alguns anos, você vai ter desejado ter investido hoje. Invista em você, invista em sua família e garanta a segurança do seu patrimônio. Só não se esqueça de sempre estar bem informado sobre todos os riscos. Procure por empresas experientes e especializadas no mercado.

Se gostou das nossas dicas e quer saber mais sobre investimentos e qual o melhor plano de previdência para o seu perfil, conheça aqui todas as possibilidades.

Deixe um comentário