No momento você está vendo Dúvidas sobre orçamento familiar? Aprenda como fazer

Dúvidas sobre orçamento familiar? Aprenda como fazer

Cuidar do orçamento familiar é um dos passos mais importantes para ter qualidade de vida e promover um ambiente harmônico dentro do seu lar. Essa é a chave para que os gastos se mantenham sempre sob controle e seja possível alcançar planos e objetivos com as pessoas que você ama.

No entanto, essa não é uma tarefa das mais fáceis, pois vários são os gastos e compromissos financeiros que devem ser honrados mensalmente, sem falar nos imprevistos que podem comprometer as finanças da família.

A boa notícia é que, com a definição de algumas prioridades e o emprego de estratégias para administrar seu dinheiro, é possível organizar o orçamento familiar e viver muito bem, com a tranquilidade de que você e seus pares estão seguros em face de dificuldades financeiras. Ficou interessado em saber como ter um orçamento familiar organizado e alcançar os objetivos da sua família? Então continue a leitura e confira!

A importância da educação financeira para a família

Viver sem um planejamento financeiro familiar é como andar em uma estrada sem um rumo definido. A chance de se perder é muito grande. E, em uma sociedade na qual quase sessenta por cento das famílias brasileiras estão endividadas, aquela que emprega táticas de educação financeira está um passo à frente das demais.

Quando você organiza o orçamento familiar, passa a ter total noção e controle de todos os gastos, bem como a possibilidade de se planejar melhor para eventos futuros e ficar preparado para a ocorrência de algum imprevisto.

Por outro lado, quando as finanças da sua família ficam entregues à sorte e você não monitora os seus gastos em relação aos seus ganhos, as chances de surgirem dívidas sem o recurso destinado para pagamento crescem e isso pode trazer sérios prejuízos. Além do endividamento, os conflitos familiares.

Quando a família passa a trabalhar unida, evitando gastos desnecessários e organizando as contas da casa, os benefícios são inúmeros. Sobra mais dinheiro para investir em bens que tragam conforto para o grupo familiar e há uma maior harmonia dentro de casa, uma vez que as finanças estão controladas e a prosperidade se faz presente.

A análise do cenário financeiro da família

Sabendo a importância de ter um orçamento familiar controlado e de todos os benefícios que essa atitude pode trazer para você e para as pessoas que ama, vamos entender de que modo isso pode ser feito. Começando o passo a passo, analisaremos a necessidade de verificar o cenário financeiro que existe dentro de casa.

A primeira medida para essa organização das finanças é estipular quais são os ganhos mensais da família. É preciso diferenciar os ganhos fixos de ganhos variáveis para não correr o risco de fazer planejamentos incorretos, que prejudicam ao invés de ajudar.

Então, você pode reunir informações e organizá-las de modo que todos da casa saibam os ganhos e passem a se conscientizar dos planos e de como podem ser os gastos. Outra coisa muito importante é a transparência nesse momento.

Reúna toda a família e mostre claramente tudo o que é ganho e como poderá ser gasto a partir de então. Assim, haverá uma relação de confiança entre o casal e os filhos, por menores que sejam, crescerão com uma consciência de educação financeira muito interessante.

A quantificação dos gastos

Outro ponto fundamental no planejamento adequado do orçamento familiar está na quantificação dos gastos. Com ele, a família, que já sabe qual é a sua renda mensal, poderá se controlar e definir quais são os custos realmente necessários e quais são os supérfluos, que podem ser retirados sem prejuízo para a qualidade de vida. Para facilitar esse trabalho, é possível contar com planilhas de gastos, entre outras ferramentas tecnológicas.

Mais uma vez, é preciso elencar despesas fixas e variáveis, pois só dessa maneira é possível traçar um plano correto e tendente ao sucesso. Outro ponto indispensável é anotar tudo que é gasto, pois o controle se dá a todo momento. Quando todas as despesas estão registradas, a família tem total noção, em tempo real, de como estão os custos do mês em relação aos ganhos.

Sabe um grande inimigo dessa organização dos custos no orçamento familiar? O cartão de crédito. Você deve ficar muito atento a esse aspecto. Não se perca no uso dessa ferramenta, pois, caso contrário, a renda do mês será toda empregada para pagá-lo e faltará dinheiro para quitar outras despesas.

O planejamento de ações e definições de metas

Com a organização dos ganhos e das despesas que você e a sua família têm mensalmente, fica bem mais fácil estabelecer metas e planos de ação. Você será capaz de mapear seus objetivos e definir de que modo honrará todos esses compromissos.

Essas metas devem ser divididas em dois grupos: as de curto prazo, que podem ser realizadas em menos de um ano, e as de longo prazo, que levam em consideração períodos maiores. Entre esses objetivos, podemos citar:

  • reforma da casa;
  • fazer uma viagem com a família;
  • pagar a faculdade dos filhos.

Cabe aos membros da família delimitarem quais desses planos têm prioridade de execução e quais podem esperar um tempo maior. Outra dica importante é fazer investimentos, principalmente no caso das metas de longo prazo, pois o dinheiro aplicado gera rendimentos que poderão contribuir para alcançá-las.

Nesse ponto, é essencial estudar as melhores maneiras de investimento e aquelas que promovem o maior retorno. Para isso, você pode contar com cursos de finanças pessoais.

Os benefícios de planejar o orçamento familiar

A organização do planejamento financeiro da família passa por uma série de ações e estratégias, buscando o equilíbrio financeiro e o corte de gastos desnecessários sem se esquecer da qualidade de vida dentro de casa. Os benefícios dessas atitudes são muito atrativos e proporcionam à família experimentar estas vantagens:

  • melhora na qualidade do consumo;
  • mais harmonia;
  • maior equilíbrio na vida financeira;
  • possibilidade de planejamento para o futuro etc.

Estruturar o orçamento familiar é a grande chave para uma vida próspera e sem sustos. Lançando mão das ações que demonstramos, como controle de gastos com base nos ganhos, eliminação de despesas desnecessárias e investimentos a longo prazo, você será capaz de planejar metas para um futuro favorável às pessoas que ama, bem como equilibrar o tempo entre trabalho e família.

Gostou de aprender a controlar o orçamento familiar? Então siga-nos nas redes sociais e fique atento a conteúdos tão relevantes quanto este. Estamos no Facebook e no Instagram.

Deixe um comentário