No momento você está vendo Afinal, como definir o valor da cobertura do seguro de vida? Veja aqui!

Afinal, como definir o valor da cobertura do seguro de vida? Veja aqui!

Mesmo em meio a crises o setor de seguros cresce de maneira contínua no Brasil e no mundo. O acesso à informação levou a uma conscientização maior sobre a necessidade de se proteger contra o risco sempre presente de passar por situações adversas e inesperadas. Tal concretização gera o aumento de demanda, porém, muitos ainda possuem dúvidas relacionadas às coberturas de seguro de vida e o seu funcionamento de maneira geral.

Neste artigo, vamos conhecer mais sobre os seguros de vida. Para isso, vamos entender qual a sua importância, quais as variáveis que influenciam no valor da cobertura e, por fim, qual a melhor maneira de contratar esse produto e desfrutar dos seus benefícios. Acompanhe!

Qual a importância de ter um seguro de vida?

Fatos inesperados que podem ocasionar danos à integridade física de um indivíduo ocorrem com maior frequência do que imaginamos. Isso significa que adotar uma postura reativa em detrimento de uma postura mais preventiva não é a melhor opção frente aos riscos diários a que estamos sujeitos. Não apenas em relação à morte, os acidentes pessoais também precisam ser fonte de precauções, pois podem ocasionar sérios danos à vida e ao corpo e acabam por comprometer capacidades básicas como locomoção, trabalho e independência.

A influência em terceiros é outro ponto importante. Caso um indivíduo não tenha adotado meios de proteção ele poderá ficar a mercê da caridade ou do auxílio de outras pessoas, causando potenciais dramas familiares e financeiros. Da mesma maneira, doenças limitantes também podem afetar a autonomia e a capacidade de subsistência, gerando restrições ao trabalho além de grandes despesas com tratamento médicos, internações e remédios.

Outro item problemático são os precários serviços de saúde pública em nosso país. Devido às dificuldades do sistema, não é desejável ficar exposto a situações como falta de leitos, falta de materiais, falta de remédios, falta de médicos, descaso no atendimento e outros fatos notórios e corriqueiros da rede pública. Até mesmo aqueles que possuem planos de saúde privados podem enfrentar problemas com a recusa do plano em cobrir certas despesas com o tratamento médico, provocando longas e maçantes disputas judiciais, justamente nos momentos de maior fragilidade na saúde pessoal.

Sendo assim, contratar uma apólice de seguro é um gesto de responsabilidade, compromisso e respeito pelos seus familiares, mostrando sensatez frente à necessidade de seguir em frente com a vida mesmo em situações de adversidade.

Como é calculado o valor da cobertura do seguro de vida?

O valor do seguro de vida é obtido com base na probabilidade de ocorrência de sinistro, e é justamente por isso que cada caso precisa ser pesquisado individualmente. De maneira geral, quanto maior o risco de que algo potencialmente danoso ocorra contra o segurado, maior será o preço cobrado pela seguradora.

A mensuração do risco é calculada com o auxílio de técnicas de estatística e levam em conta todo o período de contratação. Sendo assim, na contratação do seguro de vida o indivíduo precisa passar por uma análise prévia que geralmente é feita por meio da verificação das respostas obtidas com o preenchimento de um questionário chamado DPS.

A Declaração Pessoal de Saúde é um documento que tem como objetivo identificar diversas características importantes para avaliação do risco e também para a identificação do melhor plano, observando basicamente o perfil de cada contratante e as coberturas por ele desejadas. Confira a seguir mais sobre os principais fatores avaliados pelas seguradoras na precificação e coberturas de seguro de vida.

Estado de saúde

Como afirmamos anteriormente, para o cálculo do seguro as seguradoras solicitam o preenchimento do formulário DPS, que possui perguntas relacionadas ao histórico da pessoa como a sua profissão, a realização de cirurgias, a existência de doenças crônicas e também sobre os seus hábitos de vida, como a prática de esportes, o uso de cigarros, bebidas alcoólicas e muito mais. As respostas revelam o estado de saúde do indivíduo e ajudam a traçar o seu perfil de risco para o seguro de vida.

Faixa etária

Quanto maior a idade, maior o valor da apólice. Essa é uma verdade que prevalece no cálculo das coberturas de seguro de vida. Obviamente, fatalidades ocorrem a qualquer momento, porém, a expectativa de vida entre os jovens é superior. Além disso, a probabilidade de internações, tratamentos e outros procedimentos médicos também é maior com a idade e decorrem do aumento natural da fragilidade do corpo na velhice.

Gênero

No quesito gênero, ao nascer as mulheres tendem a apresentar uma expectativa de vida maior do que os homens, por basicamente se exporem menos ao risco. No entanto, ao longo da vida a frequência com que os problemas de saúde ocorrem nas mulheres é maior do que nos homens, levando à impossibilidade de estabelecer relações taxativas entre o valor dos seguros e o gênero. Na verdade, essa é uma variável relativa que depende muito do estado de saúde de cada indivíduo.

Valor da apólice

O valor da parcela a ser paga mensalmente depende diretamente do valor do seguro escolhido. Sendo assim, é preciso critério para definir o valor da apólice ideal. Em casos de pessoas assalariadas que ainda não possuem um reserva de emergência, o indicado é estipular uma indenização que, na ausência do segurado, seja suficiente para que sua família possa suprir as suas necessidades de subsistência por um período entre 3 a 5 anos.

Também é possível simplificar a conta e multiplicar a renda mensal pelo período de indenização desejado (ou aproximadamente 5 anos). Quanto maior a cobertura maior será o valor da apólice, que é calculada com base na cobertura básica/principal por morte. Caso coberturas adicionais sejam desejadas como proteção contra acidentes e doenças, o valor da apólice também sobe proporcionalmente. 

Coberturas

A soma dos custos dos riscos, impostos, lucro planejado e demais custos administrativos formam o valor final do seguro de vida. Dessa forma, o custo do seguro de vida será maior ou menor, a depender das coberturas adicionais contratadas. Após a avaliação e a contratação da cobertura básica o segurado também poderá optar por coberturas complementares, como serviços de assistência funeral e outros tipos de invalidez (seja por acidentes ou doenças). Por isso, para garantir tranquilidade ainda que por um preço mais elevado, o recomendado é contratar a apólice mais abrangente possível.

Porque escolher uma corretora de seguros?

Por fim, cabe ressaltar a importância de contar com o suporte de uma corretora para a escolha do melhor seguro de vida. No mercado existem muitas soluções disponíveis, porém, o auxílio de um profissional especializado o ajudará a enxergar nuances que podem passar despercebidas em uma análise preliminar.

Adquirir um produto que seja mais adequado ao seu perfil, ao seu orçamento e às suas necessidades também é um ponto que precisa ser considerado. Sendo assim, recomendamos que você procure tomar a sua decisão assessorado pela expertise e experiência de uma corretora especializada em seguros de referência no mercado.

Gostou do artigo? Já consegue entender como é feito o cálculo das coberturas de seguro de vida? Caso ainda possua alguma dúvida, ou esteja interessado em algum produto, não hesite em entrar em contato conosco. Será um prazer atender você!

Deixe um comentário