No momento você está vendo Previdência privada e aposentadoria: saiba porque investir

Previdência privada e aposentadoria: saiba porque investir

Pensar em previdência privada e aposentadoria parece algo muito distante para algumas pessoas. Contudo, na intenção de aproveitar seus benefícios ao máximo, é preciso começar a pensar nela desde já. Neste artigo, vamos explicar sua relevância nesse importante momento da vida e listar alguns benefícios que ela tende a trazer às famílias que apostam nela.

Se você deseja saber mais sobre o assunto, não deixe de conferir as informações a seguir!

Por que é importante planejar o futuro?

Você sabia que a previdência privada é um investimento? Ela não é utilizada apenas por quem deseja guardar fundos para a aposentadoria. Na verdade, esse tipo de aplicação atende desde investidores que estão em busca de alternativas à renda fixa até aqueles que desejam realizar planos no longo prazo.

Isso é importante. Afinal, planejar o futuro é a melhor forma de garantir que suas finanças sejam aproveitadas em seu maior potencial. Sem isso, as chances de conseguir formular metas e objetivos concretos, e que atendam às necessidades daqueles que você ama, se tornam mais difíceis. Não poderia ser diferente na terceira idade, certo? Nessa fase, tranquilidade é tudo.

Em outras palavras, é essencial que as famílias busquem, assim que possível, por estabilidade, qualidade de vida e bem-estar nessa importante época. Nesse sentido, a previdência privada tende a ser a melhor opção disponível.

O que é e qual a relação entre previdência privada e aposentadoria?

Você certamente já ouviu falar da Previdência Social, paga por meio do INSS. Com as recentes mudanças sofridas, muitos passaram a se preocupar com o recebimento desse benefício. Afinal, já era comum que seu valor não fosse capaz de cobrir todas as despesas necessárias à aposentadoria de toda uma família. Agora, para muitos, outros obstáculos surgiram.

É nesse momento que previdência privada e aposentadoria se encontram. Essa opção permite que um montante maior — e específico aos objetivos de quem aposta nela — seja reservado e renda ao longo do tempo, preservando o patrimônio familiar. Dessa forma, uma camada extra de proteção é adicionada aos que desejam garantir um futuro tranquilo e estável aos entes queridos.

Existem duas opções disponíveis: VGBL e PGBL. Enquanto a primeira tende a contemplar melhor quem faz uma declaração de Imposto de Renda simplificada, com IR incidindo apenas sobre os rendimentos, a segunda é mais indicada aos que fazem a versão completa. Nesse caso, até 12% da renda pode ser deduzida.

Também, é preciso escolher entre a tabela progressiva e regressiva. Na primeira opção, a alíquota do IR varia de acordo com a renda. Já na segunda, começa em 35% e diminui ao longo do tempo (no limite de 10%). A escolha de cada um desses fatores depende da especificidade do investidor e das necessidades de sua família. Portanto, é possível achar o plano ideal a cada situação.

Quais são os benefícios da previdência privada?

Agora que você já sabe do que se trata a relação entre previdência privada e aposentadoria, é hora de conhecer algumas de suas vantagens. Elas o ajudarão a descobrir por que esse investimento é interessante aos que buscam um futuro tranquilo. Confira!

Maior qualidade de vida na terceira idade

Há quem diga que a aposentadoria é o descanso merecido daqueles que trabalharam a vida toda. Contudo, você sabia que mais de 60% dos aposentados desejam se manter ativos nesse momento? Viajar, se dedicar a hobbies e passar momentos inesquecíveis com quem se ama são apenas alguns exemplos de atividades divertidas.

Contudo, na hora de realmente desfrutar delas, é preciso contar com os recursos certos. A relação entre previdência privada e aposentadoria permite isso e garante que você tenha o suficiente para realizar seus sonhos.

Diversificar os investimentos

Conforme dito, essa aplicação não é voltada apenas aos que visam um futuro calmo e estável. Quem busca a diversificação da carteira também pode contar com ela. Nesse caso, a função da previdência privada é dupla: auxilia na saúde dos investimentos e, ao mesmo tempo, garante que o futuro do investidor esteja devidamente coberto.

Benefícios fiscais

Você sabia que, na intenção de estimular esse tipo de investimento, o governo oferece algumas vantagens? Vamos tomar como exemplo uma pessoa que escolhe a tabela regressiva e o plano PGBL. Ela, além de contar com menos impostos ao deixar o dinheiro investido por longos períodos, ainda poderá deduzir os 12% citados acima de sua renda anual tributável. Juntos, esses benefícios fiscais são capazes de gerar ganhos significativos a longo prazo.

Complementar a aposentadoria

É importante reforçar que a previdência privada é um excelente complemento à aposentadoria do INSS. Ao unir essas duas forças, você deixa de se preocupar com a falta que uma renda extra fará em meio aos pagamentos reduzidos e, na grande maioria das vezes, insuficientes da previdência pública.

Planejamento sucessório

Esse tipo de estratégia é fundamental para quem busca proteger o patrimônio familiar — e é possibilitada pela previdência privada. Afinal, ela permite que você transfira os ganhos acumulados ao longo do tempo aos herdeiros escolhidos por você. Ao optar por esse tipo de aplicação, ela ficará de fora do inventário. Isso significa que o beneficiário em questão não precisará esperar para receber o que está reservado para ele. Em momentos difíceis, agilidade e simplicidade tendem a fazer toda a diferença.

É fácil compreender os motivos que levam os brasileiros a contar com essa opção, certo? Ela diz respeito a um tipo de investimento que se enquadra nas necessidades de cada pessoa, recheada de vantagens e perfeita a longo prazo. Por isso, é interessante considerar a adição desse investimento na carteira.

Previdência privada e aposentadoria não são assuntos que devem ficar para depois. Ao construir os fundos necessários na intenção de viver esse período em seu máximo potencial — e quanto antes —, você poderá aproveitar os rendimentos trazidos por essa aplicação e usufruir da terceira idade junto aos seus entes queridos.

Se você se interessa por conteúdos desse tipo, não deixe de acompanhar a Izi Seguros. Para isso, conecte-se às nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Deixe um comentário