No momento você está vendo Previdência privada ou Tesouro Direto: veja qual escolher!

Previdência privada ou Tesouro Direto: veja qual escolher!

Uma dúvida comum na cabeça dos investidores é se é melhor aplicar em previdência privada ou Tesouro Direto. Os dois produtos têm características diferentes, mas são opções interessantes para aumentar o patrimônio e garantir uma vida financeira mais tranquila, mesmo em momentos de crise.

Ter uma carteira de investimentos diversificada é a melhor recomendação para fugir da instabilidade e buscar ganhos constantes. Porém, a visão de longo prazo é importante para propiciar um futuro seguro, com dinheiro na conta e possibilidade de realizar os seus sonhos.

Preparamos um material com as características da previdência privada e do Tesouro Direto, além de uma comparação para saber qual é mais indicado para os seus investimentos. Aproveite!

O que é a previdência privada?

Todo mundo sonha com uma aposentadoria confortável. O problema é que a aposentadoria pública tem limitações, o que torna difícil manter o padrão de vida na fase mais avançada da vida. Nesse sentido, a previdência privada é uma ótima opção para pensar no longo prazo e resgatar uma boa quantia no futuro.

Esses fundos de previdência podem ser oferecidos pelas empresas como um benefício para os funcionários, mas também é possível contratar diretamente com as instituições financeiras ou seguradoras. Como em outros fundos, há a opção de fazer a portabilidade para buscar taxas mais atrativas.

Existem dois tipos principais de previdência privada, que se diferenciam na tributação. No VGBL, o Imposto de Renda incide somente sobre o que foi conquistado, ou seja, a rentabilidade. No PGBL, o IR é calculado no total do resgate, mas ele tem a vantagem de ser abatido no IR anual, com limite de 12%.

Existem algumas taxas cobradas na previdência privada. A de carregamento é praticada toda vez que o investidor realiza um aporte e a de resgate, no fim do plano, mas muitas instituições já deixaram de cobrá-las. A mais comum é a taxa de administração, que é uma remuneração para manter o dinheiro investido durante a vigência do plano.

Em geral, a previdência privada é indicada para os investidores que pensam no longo prazo e não pretendem usar o dinheiro nos próximos anos. Depois de 10 anos, o plano passa a cobrar somente 10% de IR, o que é um valor abaixo do mercado. Assim, o impacto no patrimônio é menor.

Confira as principais características da previdência privada:

  • voltada para garantir uma aposentadoria mais tranquila e confortável;
  • pode ser utilizada para abater o IR, o que diminui a tributação;
  • é um investimento que conta com portabilidade sem custos;
  • diversificação da carteira com foco em um futuro mais tranquilo.

O que é o Tesouro Direto?

Tesouro Direto é um dos investimentos mais seguros do mercado, voltado exclusivamente para pessoas físicas. Ele foi criado em 2002, em uma parceria do Tesouro Nacional com a BM&FBovespa, que é a principal bolsa de valores do país, com o objetivo de democratizar o acesso ao investimento em títulos públicos.

Dentro da plataforma, são oferecidos títulos públicos de renda fixa emitidos pelo governo federal. Existem opções para todos os tipos de investidores — desde aqueles que desejam manter uma reserva de emergência e querem sacar o dinheiro quando quiser até os que planejam sacar somente em décadas.

A sua principal característica é a segurança, justamente porque é vinculado ao governo. Nesse sentido, ele tem mais garantias do que a poupança, já que se o pagamento não for realizado, é sinal de que o país quebrou financeiramente. Se isso ocorrer, todos os bancos privados faliram antes.

É possível investir no Tesouro Direto a partir de R$30, o que o torna acessível para todas as camadas da população. Em geral, as corretoras não cobram taxa para essas movimentações, porque querem incentivar os seus clientes a abrirem conta e, posteriormente, aplicarem o dinheiro em outros opções.

Os títulos são divididos em prefixados, quando você já conhece a rentabilidade no momento da compra, e pós-fixados, que estão atrelados a algum índice (taxa de juros ou inflação, por exemplo). A melhor opção depende da estratégia de cada um, pois a economia pode variar positivamente ou negativamente nos anos seguintes.

Confira um resumo do Tesouro Direto:

  • investimento seguro, garantido pelo governo federal;
  • acessível, já que é possível investir com baixos valores;
  • é um título de renda fixa, então tem rendimentos previsíveis;
  • é possível investir sem taxas, mas tem cobrança de Imposto de Renda.

Quais as diferenças de cada tipo de investimento?

Depois da Reforma da Previdência, contratar um plano privado ganhou mais importância, principalmente pelo aumento na idade mínima de aposentadoria. Nesse caso, todos os adultos devem guardar uma parte da sua renda e investir no futuro para acumular patrimônio e viver com segurança.

Existem perfis diferentes de investidor, que variam com os objetivos e o momento da carreira. Uma pessoa mais nova, em geral, está a aberta a correr mais riscos e, por isso, procura produtos financeiros mais arrojados, que possibilitam uma rentabilidade maior, mas são menos seguros.

Já as pessoas mais conservadoras buscam segurança e, por isso, escolhem a renda fixa para alocar a maior parte do seu capital. O Tesouro Direto é um desses produtos, que pode ser utilizado para criar uma reserva ou mesmo para fazer um investimento mais longo, com vencimentos acima de 10 de anos.

A sua vantagem é a flexibilidade, já que você pode sacar a qualquer momento sem ter uma perda de patrimônio. Porém, para aquelas pessoas que desejam manter o dinheiro aplicado por muitos anos, a previdência privada é mais indicada. Além do resgate maior, ela também serve para diminuir a tributação durante a vida profissional, caso se opte por um PGBL.

Dessa forma, a escolha deve ser feita com base nas suas metas. Porém, uma carteira diversificada pode conter as duas opções. A parte da renda voltada para o futuro é alocada na previdência e a parte voltada para o curto e médio prazo é investida no Tesouro Direto, com retorno interessante.

Previdência privada ou Tesouro Direto são dois tipos de investimento que podem fazer parte da carteira da maioria da população. A melhor opção é aquela que faça mais sentido para a sua realidade e para os seus planos, mas isso não significa que você deva escolher apenas uma. Diversificar é uma estratégia inteligente para multiplicar o seu patrimônio.

Você faz investimentos regularmente? Conte aqui nos comentários quais são os seus produtos financeiros favoritos!

Deixe um comentário