Cuidar do nosso corpo é essencial, mas, infelizmente, a saúde pública no Brasil não é das melhores, e o Sistema Único de Saúde (SUS) vem enfrentando diversas crises, deixando a população sem um atendimento de qualidade. Como solução, as pessoas estão optando pela rede privada para realizar consultas, exames e internamentos. Mas será que você sabe, de fato, quais são os tipos de plano de saúde disponíveis no país?
Engana-se quem imagina que existe somente uma opção para os interessados em ter mais segurança e qualidade de vida. Muito além disso, esse mercado é bastante diversificado, oferecendo benefícios para todos os perfis de clientes — desde uma simples contratação individual até os planos empresariais. É bem interessante!
Pensando nisso, e para atualizá-lo no assunto, trouxemos neste post os tipos de plano de saúde que estão em alta. Quer saber mais? Confira a leitura agora mesmo!
Tipos de plano de saúde: conheça os três principais
Atualmente, as operadoras dividem os planos de saúde em diferentes categorias, de acordo com a modalidade de contratação. Antes de escolher a sua, é necessário conhecer o que cada opção abrange. Vamos lá?
Plano de saúde individual
O plano de saúde individual — ou familiar — é uma espécie de contratação realizada entre o usuário e a própria operadora. A cobertura dos atendimentos e serviços se dará de acordo com as necessidades do cliente e com as alternativas disponibilizadas por cada empresa.
Além disso, o convênio pode ser contratado para apenas uma pessoa (individual) ou para toda a família (familiar). Em outras palavras, ao fechar esse contrato, e de acordo com o seu interesse, será possível incluir em uma mesma cobertura a sua esposa, pai, mãe ou filhos.
Plano de saúde coletivo
O plano de saúde coletivo, por sua vez, pode ser dividido em duas categorias distintas, sendo: a empresarial e por adesão. Veja mais.
Plano coletivo empresarial
Como o nome já diz, essa modalidade é exclusiva para as empresas que desejam oferecer esse benefício aos seus funcionários e colaboradores. Nesse caso, quem faz a contratação do convênio é a empresa. Já os gastos referentes ao pagamento do plano são divididos entre o funcionário e a organização — que ficará com a maior porcentagem dos custos. Interessante!
Plano coletivo por adesão
Por último, está o plano coletivo por adesão — uma alternativa com foco em pessoas jurídicas e que desejam contratar um convênio por meio de associações, sindicatos e conselhos.
Isso significa que, aqui, o indivíduo deverá fazer a contratação por intermédio de um órgão trabalhista, mas, por outro lado, os custos referentes às mensalidades serão de responsabilidade do próprio usuário. Ainda assim, para essas pessoas, o plano por adesão costuma ser financeiramente mais vantajoso que o individual.
Confira as coberturas
Fora os tipos de plano de saúde mencionados, há outras subcategorias que dividem esses serviços, como é o caso da abrangência. Em geral, cada categoria tem uma cobertura diferente, sendo as principais:
- básica: conta com cobertura regional. Ou seja, você conseguirá realizar consultas, exames e demais procedimentos somente na sua cidade ou em regiões bem próximas;
- intermediária: além do território regional, o plano básico disponibiliza cobertura de cunho emergencial em qualquer lugar do país;
- executivo: oferece cobertura nacional, além de assistência médica internacional.
Dica bônus: antes de escolher o tipo de plano de saúde e o convênio, não se esqueça de considerar alguns fatores importantíssimos, como o valor da mensalidade, a cobertura e o período de carência. Vale muito a pena!
E agora que você já está por dentro do assunto e conhece os principais tipos de planos de saúde do Brasil, aproveite o momento para descobrir como diminuir os gastos com a saúde!