No momento você está vendo Conheça 9 aplicativos de controle financeiro pessoal

Conheça 9 aplicativos de controle financeiro pessoal

Organizar a vida financeira não costuma ser uma missão fácil. A tarefa pode ficar ainda mais complicada quando temos muitas contas a pagar e, mesmo assim, planejamos juntar dinheiro para conquistar um sonho.

Contudo, não se desespere! Felizmente, existem os chamados aplicativos de orçamento doméstico — ferramentas que tornam essa atividade bem mais simples e fácil. No mundo virtual, opções não faltam para controlar as movimentações. No entanto, com tanta variedade é difícil escolher uma alternativa realmente capaz de suprir as suas necessidades.

Por isso, criamos este post exclusivo, com os aplicativos mais utilizados hoje em dia e que certamente ajudarão você a alcançar todos os seus sonhos. Acompanhe a leitura, confira as 9 dicas e fique por dentro do tema!

1. GuiaBolso

Em 2015, o GuiaBolso foi premiado como um dos melhores apps de controle financeiro, e não faltam motivos para isso. Com a ferramenta é possível controlar todo o seu orçamento, incluindo tanto o que você ganha quanto o que se gasta. Para facilitar a missão, o programa sincroniza as transações feitas nas suas contas bancárias e também nos cartões de crédito. 

Além dessas funcionalidades, o GuiaBolso consegue consultar gratuitamente o seu CPF, pesquisando as melhores modalidades de empréstimo disponíveis para o seu caso. Gostou? O aplicativo pode ser utilizado em iOS ou Android. Baixe o seu!

2. Mobills

Com a melhor avaliação na Google Play do Brasil (2018), o Mobills é um aplicativo de orçamento doméstico usado por mais de 5 milhões de usuários. Bastante acessível, a opção está disponível para download em diversas plataformas digitais, como iOSAndroidWindows Phone e web.

Funciona assim: o app faz com que os seus dados fiquem armazenados na nuvem, facilitando o acesso por meio de qualquer dispositivo online, incluindo smartphones, tablets e notebooks.

Afinal, quais são as principais funcionalidades do Mobils? Veja a seguir:

  • organiza os seus gastos em categorias, gerando gráficos e relatórios para acompanhar as transações;
  • permite o cadastro dos seus cartões de crédito para que todas as transações sejam seguidas em tempo real;
  • é possível estabelecer metas de gastos.

3. Organizze

Se existe um aplicativo popular entre os usuários, trata-se do Organizze. De modo geral, o programa oferece funções para controlar absolutamente tudo o que entra e sai da sua conta bancária.

O que chama a atenção é que, para inserir transações, não há necessidade de permanecer conectado à internet o tempo inteiro, já que todos os dados são transferidos para a nuvem e ficam disponíveis assim que a conexão se restabelece.

Não tem segredo: a interface é simples e dinâmica, permitindo que você consulte todas as contas com alta praticidade. O app está disponível para iOSAndroid e também para uso na web.

4. Minhas Economias

Você já ouviu falar no app Minhas Economias? Se a resposta foi “não”, chegou a hora de conhecer essa ferramenta surpreendente. Funciona assim: na plataforma, você consegue fazer o planejamento financeiro, adicionando pagamentos futuros que ainda estão para cair na sua conta bancária.

Tudo isso para não ficar endividado ou correr o risco de cair no temido cheque especial. O Minhas Economias pode ser encontrado em versões para iOSAndroid ou na plataforma online. Assim, de um jeito simples e funcional, todas as suas contas serão sempre atualizadas de maneira automática.

5. Renda Fixa

Temos aqui um aplicativo desenvolvido especialmente para os investidores de plantão: o Renda Fixa. O app atua como um verdadeiro assessor financeiro online, prestando as melhores orientações para que suas estratégias de investimento sejam um sucesso. Lá você checa as seguintes informações:

  • certificado e recibos de depósito;
  • letra de câmbio;
  • letras de crédito;
  • debêntures;
  • fundos de investimentos;
  • tesouro direto.

Assim, o usuário garante mais facilidade para se planejar e mais segurança para realizar investimentos. O Renda Fixa aparece nas lojas de Android e iOS.

6. Wallet

A tradução livre de ”wallet” para português é carteira, aquela que levamos conosco para lá e para cá. Como o nome dá a entender, esse aplicativo funciona como uma espécie de carteira virtual do usuário. Nele se documenta cada gasto, incluindo notas fiscais e a possibilidade de compartilhar os valores com outras pessoas.

Para quem divide recursos, como casais, amigos e parentes, por exemplo, o Wallet figura como uma excelente alternativa. O dispositivo transforma os dados fornecidos em gráficos, otimizando a visualização sem a necessidade de conferir extratos grandes e complicados de assimilar.

Outra característica valiosa da ferramenta, disponível para Android, iOS e web, é que o usuário pode fotografar recibos para usar em situações nas quais julgar interessante. Assim, evita-se a perda de movimentações financeiras e o acúmulo de notas de papel no bolso, na carteira, na mochila, em casa etc.

7. Orçamento Fácil

Praticidade é a principal característica da plataforma, deixando clara sua intenção. Cartões de crédito e contas podem ser criadas e alteradas de acordo com as demandas do usuário. Ainda, conta com a oportunidade de selecionar uma entre as mais de 90 moedas listadas para cálculos.

Gastos e ganhos diários recebem tratamento especial, organizados da forma desejada e mais adequada. Vale mencionar que a tela inicial do Orçamento Fácil oferece alternativas de personalização a serem escolhidas segundo o gosto de quem o utiliza, desenvolvendo uma hierarquia entre as funcionalidades.

Esse ótimo aplicativo de orçamento doméstico ainda pode se relacionar com serviços de armazenamento na nuvem, por exemplo. A sincronização auxilia na visualização da situação econômica, facilitando o acesso às receitas e despesas a partir de qualquer dispositivo. Os sistemas Android e iOS ofertam o Orçamento Fácil.

8. Jimbo

Registro e categorização de gastos formam o carro-chefe do Jimbo, ferramenta que faz um resumo de cada mês, usando recursos gráficos para otimizar a compreensão. Marcado por entregar as funções tradicionais de um aplicativo financeiro, o Jimbo tem o diferencial de ser elaborado pela Federação Brasileira de Bancos, Febraban.

É interessante abordar também o serviço de ”criação de sonhos”. Essa alternativa dá ao usuário a possibilidade de monitorar a poupança visando determinado objetivo, como a compra de uma casa própria ou uma viagem inesquecível.

O Jimbo aparece nas lojas virtuais dos sistemas Android, iOS e Windows, apenas para smartphones.

9. Spendee

Objetividade figura como marca registrada dessa plataforma. No Spendee, o design mais limpo e prático chama atenção, principalmente de quem preza pela clareza das informações sem layouts muito trabalhados.

Os dados aparecem de modo direto e com compreensão bem tranquila, com a disponibilização de recursos como o acréscimo de contas bancárias ou o rastreio manual de gastos. Essa característica é boa para usuários que optam pela colocação de informações sem cruzamento com as do banco.

Ofertado para Android, iOS e web, o Speende também lança alternativas especiais. Dá para listar transações em filtros como ”recorrente”, evidenciando as maiores fontes de despesas e facilitando o processo de corte de gastos a curto e longo prazo.

Viu como opção é o que menos falta? Depois de ler o post está mais fácil planejar os gastos e alcançar aquelas metas que antes pareciam impossíveis. Então, qual aplicativo de orçamento doméstico mais chamou a sua atenção? Com as 9 dicas trazidas ao longo do texto você consegue delimitar o que melhor se encaixa na sua demanda!

Quer ficar sempre por dentro de conteúdos como este? Então aproveite a visita ao blog e assine nossa newsletter!

Deixe um comentário