O mercado financeiro tem sido um tema cada vez mais abordado mundo afora e no Brasil. Formas tradicionais de salvar recursos como a poupança se tornaram ultrapassadas, já que atualmente existem opções melhores para quem pensa em criar patrimônio com a sabedoria e persistência necessária para isso.
Se você quer perder o medo e aprender a investir o seu dinheiro, veio ao lugar certo para buscar as informações que precisa. Afinal, quando o assunto são os recursos que temos para construir um futuro promissor para nós mesmos e para aqueles que amamos, o ideal é conhecer melhor o assunto para tomar decisões acertadas que gerem os frutos esperados.
Se quer aprender como fazer isso, confira as 5 dicas a seguir que servirão como um passo a passo para sua caminhada no mercado financeiro. Boa leitura!
1. Estude
Impossível ter êxito em um campo complexo como o mercado de finanças se você não souber bem o que está fazendo. São muitos os detalhes envolvidos que vão de taxas e cobranças que podem fazer parte daquele investimento até mesmo sua rentabilidade a curto, médio e longo prazo.
Além disso, investimentos de baixo risco apresentam uma rentabilidade menos expressiva, enquanto as de maior risco podem trazer ganhos significativos mais rapidamente, porém, não são tão previsíveis quanto as demais. Estude bem isso e não aja de forma precipitada com o seu dinheiro.
2. Defina metas
Outra questão importante que você deve prestar atenção é a definição de metas. Se pergunte por que quer aprender a investir. É para cuidar da sua aposentadoria e do seu cônjuge? É para a educação dos filhos? Alguma viagem interessante que está planejando em família?
As motivações podem ser várias, portanto, enxergue com clareza por que você está buscando essa alternativa a fim de encontrar o investimento propício ao que você busca. Considere que cada tipo de investimento levará um certo tempo para gerar os resultados que você busca e isso deverá estar alinhado com as suas metas.
3. Comece pequeno e vá crescendo
O mercado financeiro não é uma loteria, ao contrário do que filmes e mitos em torno disso podem fazer acreditar. Por isso, começar pequeno e ir crescendo aos poucos é melhor do que simplesmente pegar todas as suas economias e apostar em uma única chance.
Agir dessa forma pode ser desastroso, pois a probabilidade de você encontrar algo tão imperdível e certeiro assim é quase zero. Conheça qual o seu perfil de investidor e inicie com investimentos mais concisos e realistas. Dessa forma, você terá maior segurança sobre o que está fazendo e não correrá o risco de perder dinheiro.
4. Não desanime
Como tudo na vida, existem os altos e baixos. Não se deixe levar pelo desânimo, tampouco pelas situações em que os investimentos não trouxerem os desdobramentos que espera.
Ficar mudando de estratégia toda vez que algo dá errado está longe de ser uma boa solução. Por isso, se seguiu as dicas anteriores, sabe que será importante se precaver primeiro por meio de bastante estudo, pesquisa e planejamento antes de agir por impulso ou por mera intuição. Tenha discernimento sobre as coisas e não desanime!
5. Tenha um orientador
Obviamente, investidores de sucesso não saem contando tudo o que sabem para todo mundo tão facilmente. Por isso, contar com um orientador pode fazer toda a diferença e ele saberá lhe mostrar os detalhes que outras pessoas não dizem. Todavia, a decisão final deve ser sempre sua e nunca se deve confiar totalmente em uma opinião, mas sim utilizá-la dentro de seus critérios para investir.
Como pode ver, aprender a investir requer tempo e dedicação. Sem isso, você agirá de acordo com a própria sorte, sem ter nenhum controle sobre todo esse processo. Evite tal atitude e aproveite os direcionamentos dados para mudar a forma como tem feito isso.
Se gostou de conhecer essas 5 dicas para perder o medo e aprender a investir mas ainda tem alguma dúvida, deixe o seu comentário. Será um prazer esclarecer quaisquer pontos e lhe ajudar a lidar melhor com o seu dinheiro.