No momento você está vendo Saiba como administrar seu dinheiro com a regra dos 50-15-35

Saiba como administrar seu dinheiro com a regra dos 50-15-35

Saber como administrar seu dinheiro possibilita que se adquira mais disciplina na lida financeira hoje para colher frutos importantes amanhã. Se você é do tipo de pessoa que tem consciência disso e quer oferecer o melhor para sua família a médio e longo prazo, saiba que a regra dos 50-15-35 pode fazer muito por você.

Neste post, vamos apresentar como funciona essa regra e como aplicá-la a fim de que você possa, desde já, fazer as melhorias necessárias pelo seu futuro e de sua família. Confira!

O que é a regra dos 50-15-35?

A regra dos 50-15-35 é uma forma de direcionar as finanças em montantes específicos para cada necessidade da sua vida. O número 50 representa os 50% dedicados aos gastos essenciais, como água, luz, alimentação, transporte, educação e demais aspectos que não podem de forma alguma ser adiados.

Os outros 15% são para as prioridades financeiras que podem significar desde o pagamento de dívidas pendentes que entravam sua vida ou até mesmo o direcionamento desse dinheiro para alguma forma de investimento, caso você não tenha nada a quitar no momento.

Os 35% restantes são para a manutenção do seu estilo de vida e entram aí: hobbies, lazer, viagens, academia, cuidados pessoais e demais questões que não passam pelos outros aspectos dessa equação. 

Como funciona e a sua importância?

Muitas vezes, você pode até ter plena consciência de que precisa economizar, mas pode não saber por onde começar e como fazer isso de forma acertada, não é mesmo? Pois bem, por meio da regra do 50-15-35, você utiliza um método fácil de ser aplicado e eficiente em sua utilização.

Vale citar que, durante seu funcionamento, é normal realizar ajustes, o que é outra vantagem dessa regra. Isso quer dizer que você pode remanejar, caso necessário, uma pequena porção de umas das porcentagens para outra.

Por exemplo, se as dívidas a serem pagas são urgentes e você terá que remanejar mais que 15% do seu orçamento para isso, então é possível realizar cortes no estilo de vida (35%) e economizar nas contas essenciais (50%) a fim de ter dinheiro. Só vamos lembrar que as prioridades vêm sempre primeiro, então, não coloque os custos com estilo de vida acima dos demais itens dessa equação.

Como administrar seu dinheiro usando essa regra? 

Existem alguns direcionamentos básicos que ajudarão na hora de aplicar essa regra e trazer resultados financeiros ainda melhores por meio dela. A seguir, vamos explorar alguns desses pontos. Veja!

Fazer o acompanhamento das finanças

Nenhum planejamento pode dar certo se não houver acompanhamento. Por isso, é essencial supervisionar, ao longo do processo, como tem seguido a regra dos 50-15-35 a fim de ter certeza de que está no caminho certo. Até porque, caso pequenos ajustes sejam necessários, você será capaz de identificá-los e corrigi-los.

Mudar alguns hábitos

Provavelmente, a forma como você lida hoje com suas finanças pode estar bem distante da regra dos 50-15-35. Então, é natural que você tenha que fazer algumas mudanças de hábito para se adequar e assim conseguir pôr em prática esse método. 

A melhor forma de mudar é avaliando sua situação atual e identificando os pontos que podem ser alterados. Tire um tempo para fazer isso, pois valerá a pena.

Pensar a médio e longo prazo

Quando falamos em planejamento financeiro, estamos falando de algo que trará resultados significativos para daqui a algum tempo. Por exemplo, se o dinheiro economizado será utilizado para pagar a faculdade dos filhos, então é claro que o montante necessário para isso não será acumulado do dia para a noite, concorda?

Evite ansiedade nesse processo e entenda que os pequenos sacrifícios significarão ganhos importantes a médio e longo prazo. Assim, você terá a disciplina necessária para obter os melhores resultados.

Se gostou de saber como administrar seu dinheiro com a regra dos 50-15-35, aproveite para nos seguir nas redes sociais e continuar por dentro do nosso conteúdo.

Deixe um comentário