Plano de saúde para empresas: 6 Erros para evitar na escolha

Para que as empresas possam alcançar o sucesso em suas metas preestabelecidas no planejamento estratégico, existe a necessidade de definir boas ações de marketing, de contar com uma equipe de vendas eficaz, além de manter em seu quadro colaboradores engajados para o sucesso do negócio. Nesse sentido, o plano de saúde para empresas contribui significativamente para a motivação dos profissionais, além de reduzir o absenteísmo e aumentar a competitividade no mercado.

Mas, afinal, como escolher o ideal? Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você fique por dentro de quais erros devem ser evitados em seu processo de escolha. Continue a leitura e saiba mais!

1. Não ter atenção ao contrato

Assim como na escolha de qualquer outro tipo de fornecedor, é essencial ter atenção nas principais cláusulas do contrato. Para isso, o indicado é que você conte com o apoio da assessoria jurídica de sua empresa, além de tirar todas as dúvidas que possam surgir durante essa análise. Além disso, verifique no documento quais são as coberturas oferecidas, de modo que possa avaliar se de fato é viável a contratação.

É preciso, por exemplo, que cumpram com alguns serviços obrigatórios, como tratamentos, consultas, exames, hospitais, laboratórios, entre outros. Outro ponto que deve ser verificado está relacionado à cobrança de taxas, uma vez que influenciará nos gastos de seu negócio. Verifique os reajustes e outros tipos de valores cobrados pelo plano de saúde para que tudo seja acertado antes do fechamento do negócio, permitindo um melhor planejamento por parte de sua organização.

2. Não verificar a rede referenciada

Ao verificar as redes abrangentes, você fará uma análise sobre quais instituições são credenciadas naquele plano de saúde para empresas. Ou seja, quais hospitais, clínicas e demais serviços seus colaboradores poderão frequentar. Nesse sentido, alguns pontos devem ser avaliados. O primeiro deles é entender se há hospitais da própria rede do plano, fato esse que contribuirá para um preço maior. Além disso, é preciso verificar a quantidade de instituições disponíveis, pois apenas uma única instituição de grande porte pode não ser viável para a sua equipe.

Também devem ser analisadas as localizações das instituições disponíveis, uma vez que é preciso pensar no bem-estar de seus profissionais e na facilidade de locomoção em situações mais urgentes. Por essa razão, busque por aqueles planos que ofereçam alternativas na região próxima onde os colaboradores circulam, possibilitando uma facilidade na mobilidade.

Por fim, é recomendada uma análise sobre a rotatividade das instituições. Assim que um hospital ou clínica deixa o plano de saúde, existe a necessidade de o plano repor esse nome. No entanto, caso ocorra de forma frequente, é um sinal de que a gestão e a reputação daquela empresa podem ser negativas, o que pode gerar transtornos no cumprimento do contrato.

3. Não pesquisar sobre a reputação da empresa

É fundamental ter conhecimento sobre a reputação da empresa, especialmente para a contratação de plano de saúde empresarial. Sempre que for fechar algum tipo de contrato, existe a necessidade de entender qual é a tradição daquele nome no mercado, como foi a experiência de outros clientes com aquele atendimento, além de analisar todo um histórico para que as expectativas de seu negócio sejam atendidas.

Hoje, com a ampla utilização das redes sociais e de sites de reclamação, ficou muito mais tranquilo verificar a idoneidade de organizações. Além disso, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) também divulga regularmente as queixas registradas por consumidores nos seus principais canais, além de disponibilizar indicadores relevantes que permitem uma análise sobre a qualidade daquele plano.

4. Não fazer uma análise sobre o seu quadro de colaboradores

De nada adianta escolher um plano de saúde empresarial se ele não contempla as necessidades de seus colaboradores, concorda? Por essa razão, faça uma análise cautelosa do seu quadro de profissionais e entenda a realidade de cada um, objetivando principalmente escolher por uma cobertura que possa suprir com a demanda.

Para que isso seja feito de forma coerente, o ideal é disponibilizar entre a sua equipe questionários e pesquisas. Assim, o time responsável tem dados concretos para um entendimento do perfil desses colaboradores, o que contribui para a definição de um plano que aumente a satisfação das áreas, que retenha talentos, além de trazer melhorias para o clima organizacional — justamente pelo fato de a organização demonstrar que se preocupa com os seus membros.

5. Não verificar o orçamento de seu negócio

O planejamento é o ponto de partida para qualquer estratégia em sua empresa. Caso você contrate um plano de saúde sem verificar o orçamento, há o risco de precisar cancelar em um período curto logo após a contratação, o que trará a desmotivação de seus colaboradores que já contavam com esse benefício.

Nesse sentido, verifique quais são as disponibilidades de seu caixa, faça um estudo a longo prazo e enxergue esse tipo de contrato como um investimento. Colaboradores engajados naturalmente são mais produtivos. Além disso, se mantêm por mais tempo no negócio, evitando gastos com contratação e demissão.

6. Escolher apenas pelo preço

Imagine só a seguinte situação: você encontrou um plano de saúde para empresas sem fazer nenhuma análise desses pontos mencionados. No entanto, o baixo preço o motivou a fechar o contrato, mesmo sem entender a idoneidade do negócio e nem fazer uma análise do contrato. Esse tipo de atitude tem como risco o efeito contrário, fazendo com que a sua organização gaste por um serviço que nem sequer usará.

Por essa razão, não leve em consideração apenas o valor do plano. O ideal é que tenha um bom custo-benefício: preço justo em relação ao mercado, além de oferecer um bom atendimento e de contemplar as necessidades de seus profissionais.

Neste conteúdo, você pôde entender algumas dicas específicas sobre o que deve ser evitado ao contratar um plano de saúde empresarial. Para que você consiga encontrar a empresa que de fato atenda às suas necessidades e tenha reputação no mercado, faça uma busca criteriosa, converse com os profissionais para analisar a qualidade do atendimento, além de estar sempre atento quanto ao perfil de seus colaboradores. Assim, as chances de acertar na escolha aumentam consideravelmente.

Ficou com alguma dúvida no assunto? Entre em contato com a gente, converse com o nosso time e saiba mais!

Deixe um comentário