Se você chegou a este artigo, provavelmente já entendeu que, com o aumento da expectativa de vida e as constantes mudanças do Regime Geral de Previdência, contar apenas com a aposentadoria do Governo não é uma opção viável para manter o mesmo padrão. Mas, entre tantos investimentos disponíveis no mercado, qual seria a melhor alternativa? E como funciona o Tesouro Direto?
Pois esse investimento se tornou bastante popular nos últimos anos em decorrência da busca do brasileiro por variações à baixa rentabilidade da poupança. As cadernetas bancárias, em alguns casos, até demonstram prejuízo diante do crescimento constante da inflação.
Antes que você se desespere sem saber onde investir, confira atentamente o texto: nas linhas seguintes, apresentamos como funciona o Tesouro Direto e quais as vantagens dele, além de uma breve comparação com outra opção do mercado. Boa leitura!
Como funciona o Tesouro Direto?
O Tesouro Direto nada mais é do que a modalidade de investimento em que uma Pessoa Física adquire uma pequena parcela da dívida pública brasileira. Na prática, é como se você emprestasse parte das suas economias para o Estado brasileiro e, em retribuição, recebesse os rendimentos.
Grande parte da popularidade desse tipo de investimento se deve à simplicidade e à facilidade de adesão. Para adquirir um título do tesouro, basta possuir uma conta em um banco ou corretora de valores. O investimento mínimo é de apenas 30 reais.
Ao tomar essa decisão, você tem três alternativas:
- Tesouro Selic: com rentabilidade diária, recomendado para pessoas mais conservadoras;
- Tesouro Prefixado: você sabe quanto ganhará se esperar o período correto para retirar os valores;
- Tesouro IPCA: há garantia de rentabilidade superior à inflação.
Antes de investir em qualquer modalidade, você deve estudar as vantagens de cada uma, bem como seus respectivos controles financeiros.
Quais as vantagens desse investimento?
Esse investimento tem diversos benefícios quando comparado a aplicações mais populares, como a poupança, e a investimentos mais arrojados.
Nos próximos tópicos, listamos alguns dos principais diferenciais desse tipo de investimento. Confira!
Custo de aquisição reduzido
Como mencionado no tópico anterior, é preciso apenas 30 reais de investimento para adquirir um título do Tesouro Direto.
Baixo risco do investimento
Todo o investimento nesse tipo de título é garantido pelo Tesouro Nacional, logo seu investimento só será perdido caso o Estado brasileiro quebre completamente.
Altas rentabilidades
Outro ponto dessa aplicação é a taxa de rentabilidade, consideravelmente superior à poupança.
Liquidez diária
Por fim, o Tesouro leva vantagem pois sua rentabilidade é diária, ou seja, o montante investido aumenta dia a dia. Na poupança, é preciso esperar 30 dias para que a taxa produza rendimentos.
Tesouro Direto ou seguro de vida: qual a melhor opção?
Apesar de não ser visto como um investimento, o seguro de vida constitui uma modalidade de proteção e aquisição de patrimônio interessante para quem busca sair da baixa rentabilidade da poupança e conquistar segurança.
Entre outras vantagens, ele conta com um preço bastante acessível para os jovens e uma alta rentabilidade, com alguns planos chegando até a casa dos milhões.
Ao contrário do que afirma o senso comum, não é necessário que haja óbito para que o segurado tenha acesso ao prêmio. Para isso existe o seguro resgatável, em que, após um período de carência, o usuário fica apto a retirar um percentual do prêmio.
Da mesma forma, existe o seguro de vida temporário, ideal para jovens que pretendem contar com uma garantia até construir um patrimônio mínimo em outros investimentos. Esse tipo de seguro tem uma data pré-fixada, em que o usuário pode sacar o montante integral.
O seguro não é melhor do que o Tesouro Direto, mas é preciso considerá-lo como uma opção, avaliar seu perfil de investidor e comparar a rentabilidade dos dois modelos. Só assim pode-se escolher, com convicção, o mais adequado.
Conseguiu compreender como funciona o Tesouro Direto? Este artigo é apenas uma introdução ao vasto tema de investimentos, mas, para se aprofundar, você pode assinar nossa newsletter e ter acesso às melhores modalidades de investimento para o futuro em sua caixa de e-mails!