No momento você está vendo Entenda a importância da educação financeira para os seus filhos

Entenda a importância da educação financeira para os seus filhos

A importância da educação financeira para os filhos não pode ser subestimada. Só recentemente esse assunto veio à tona no país, o que revela que os hábitos financeiros começam pela educação que se tem em casa.

Tanto que, em 2009, o governo federal definiu que o tema passasse a fazer parte do currículo de escolas públicas e particulares. A ideia é preparar os pequenos para que a próxima geração tenha mais consciência sobre o valor do dinheiro.

Quer entender melhor esse assunto? Então, continue a leitura para aprender sobre ele com as informações a seguir!

O que é educação financeira

Infelizmente, por muito tempo houve a ideia de que economia é assunto para adultos e especialistas da área. É comum, inclusive, que, quando as crianças perguntam aos pais sobre dinheiro, eles desconversem.

Essa visão é equivocada. O ideal é preparar a criança para entender o valor do dinheiro desde cedo e ensiná-la a utilizá-lo com discernimento para diminuir a possibilidade de problemas financeiros no futuro.

Como introduzir a educação financeira

Existem algumas formas simples e eficientes de começar a educação financeira dos filhos. Mais do que grandes lições esporádicas, são a lida cotidiana e os pequenos exemplos que realmente podem fazer a diferença. Veja alguns aspectos a considerar:

  • mesada: introduza-a de forma organizada. Saiba quanto você pode dar sem comprometer o orçamento familiar e jamais a associe a recompensas por bom comportamento;
  • controle de gastos: além de dar a mesada, é preciso direcionar os filhos e mostrar a eles qual o propósito desse acompanhamento;
  • exemplo: não adianta exigir o uso racional do dinheiro dos filhos quando se tem um padrão consumista. Procure educar-se para guiá-los melhor nesse processo.

Apesar de esses serem passos simples, não são necessariamente fáceis. Tudo depende do entendimento sobre o assunto e do empenho nos propósitos para efetivar a educação financeira em casa.

De que forma estudar sobre o assunto

Para aumentar sua compreensão e a de seus filhos sobre o tema, invista em livros sobre educação financeira. Veja, a seguir, alguns materiais que podem ser úteis:

  • Pai rico, pai pobre: além de ser um sucesso de vendas e ter dicas valiosas sobre como lidar com dinheiro, tem uma versão em quadrinhos que é ótima para oferecer às crianças;
  • 10 bons conselhos de meu pai: este livro do educador financeiro Gustavo Cerbasi ensina as famílias a educarem as crianças de forma mais adequada quando o assunto é dinheiro;
  • Os segredos da mente milionária: não precisa necessariamente querer se tornar milionário para ler este livro. Suas lições sobre como o ser humano limita sua mente ao lidar com as finanças valem para todos.

De forma geral, há muitas maneiras de efetivar a educação financeira dos filhos em casa. Aproveite as informações deste post para fazer isso da maneira mais apropriada e de fato educá-los sobre esse assunto. 

Gostou de entender a importância da educação financeira para seus filhos? Se quiser contar sua experiência ou expor suas dúvidas, deixe seu comentário e entre nessa conversa conosco!

Deixe um comentário