No momento você está vendo Quais são os 5 principais tipos de seguro de vida?

Quais são os 5 principais tipos de seguro de vida?

Seguro de vida é um investimento. Afinal de contas, você garante a minimização dos prejuízos quando algum problema acontece. Dependendo da situação, ainda evita rombos financeiros e assegura estabilidade à sua família. Por esses e outros motivos, conhecer os tipos de seguro de vida é muito importante. Se engana quem acredita que todos os modelos são iguais, pois as coberturas variam de acordo com a sua necessidade e situação econômica, por exemplo.

No fim das contas, existe uma característica em comum ao buscar um seguro de vida: proteger quem se ama, além de você mesmo. Para saber mais a respeito do assunto, continue conosco no texto e confira as 5 principais modalidades de seguro de vida!

1. Seguro tradicional

A modalidade que abre a lista é a que costuma surgir na mente das pessoas ao pensar em seguro de vida. Com cobertura vitalícia, o tipo tradicional vigora pelo período no qual o segurado continua a pagar o valor acertado, podendo cancelar quando quiser.

Por outro lado, em caso de cancelamento, não existe reembolso. Vale lembrar, também, de que é normal haver limites de faixa etária para ingresso nessa modalidade, girando ao redor dos 65 anos, ou seja, do início da terceira idade. Em geral, quanto mais novo e saudável for o indivíduo menor é o valor a ser pago, já que a probabilidade de morte cai bastante. Segundo o prazo do seguro, há correção inflacionária e reajuste de preço.

2. Seguro temporário

Sem jamais disponibilizar a alternativa de resgate, o modelo temporário nem sempre tem reenquadramento financeiro de acordo com a idade. A diferença em relação ao seguro tradicional é a predeterminação de um prazo específico para vigorar.

O cancelamento, portanto, acontece de modo automático. Essa opção vale a pena, sobretudo, para quem busca economizar dinheiro por um período específico, já que custa consideravelmente menos. Se você tem um objetivo de longo prazo, como o acúmulo de patrimônio, a espera pela maioridade dos filhos ou alguma sucessão em cargos empresariais, é interessante pensar no seguro temporário.

3. Seguro temporário decrescente

O terceiro item da lista de tipos de seguro de vida é o temporário decrescente, no qual há uma relação desproporcional entre custo para o contratante e indenização paga em caso de sinistro. Em outras palavras, você arca sempre com o mesmo valor, independentemente do tempo de validade do seguro, mas conforme passa o tempo, recebe menos se for necessário. Pais costumam optar por essa modalidade com foco na garantia da segurança e da futura liberdade dos filhos, por exemplo.

A ideia por trás disso é que, ao atingirem a maturidade, os filhos tendem a gerar a própria renda. Como consequência, o número de dependentes dos pais diminui e a indenização passa a não ser tão decisiva mais. Como vantagem: o custo não sobe, como é caso de outros tipos de seguro de vida.

4. Doenças graves

Nem toda enfermidade séria resulta em morte, mas elas podem comprometer a saúde e a situação financeira familiar. Portanto, a proteção para esses imprevistos é fundamental. As doenças contempladas na apólice variam segundo o contrato, mas as mais comuns são infarto, câncer e insuficiência renal, para citar apenas três.

Considerando o fato de que a quantidade de patologias que justificam a aposentadoria por invalidez via INSS é reduzida, o impacto por parar de trabalhar também pode ser grande, aumentando o poder do seguro contra doença grave.

5. Morte acidental

Existem infelicidades imprevisíveis e aí que entra a função do seguro contra morte acidental. Capaz de causar danos irreparáveis, um acidente fatal se diferencia de outros óbitos justamente por conta disso. Essa indenização é acrescentada ao seguro básico de vida, que cobre a morte em qualquer circunstância. A modalidade envolvendo óbito acidental consiste em um valor adicional nesse caso.

Para ajudar a entender os principais tipos de seguro de vida, avaliando qual é o mais indicado para você, vale a pena contar com o auxílio de uma seguradora capacitada e reconhecida no mercado. A proteção da família carrega um valor imensurável!

Se gostou do post, aproveite a visita ao blog e siga a Izi Seguros nas redes sociais para conferir outros conteúdos relevantes: estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!

Deixe um comentário