No momento você está vendo Previdência privada empresarial: entenda o que é e como funciona

Previdência privada empresarial: entenda o que é e como funciona

Os benefícios voltados aos colaboradores são mais que meros mimos. Eles cumprem um grande papel na produtividade, no desempenho e na qualidade de vida daqueles que trabalham em uma organização. Não é à toa que 40% dos funcionários acreditam que pacotes de benefícios atrativos são pontos decisórios na hora de aceitar ou rejeitar um cargo. Um excelente exemplo desse tipo de agregador é a previdência privada empresarial.

Conhecer melhor essa opção é capaz de ajudá-lo a definir se é interessante ou não oferecer esse serviço aos membros de suas equipes. Continue lendo e se informe!

O que é a previdência privada empresarial?

Esse aporte financeiro diz respeito a um montante dedicado, por parte da companhia, aos colaboradores. Além de ser extremamente versátil, podendo ser combinado de forma a beneficiar todos os envolvidos, ele ainda atua como um catalisador para o futuro do funcionário. Afinal, é voltado, entre outros fatores, à aposentadoria.

Contudo, essa não é a única função que a aplicação cumpre na vida dos membros das equipes. Uma vez que a previdência privada é bastante versátil, ela atende tanto aos que desejam ter uma aposentadoria mais tranquila quanto aos que buscam por diversificação. É possível encontrar esse termo na rotina de qualquer investidor.

Por render ao longo do tempo e oferecer planos que cabem nas necessidades de cada pessoa, é comum que a previdência seja usada, também, por pessoas que desejam diversificar sua carteira de investimentos. Para entender melhor essa opção, é imperativo conhecê-la mais a fundo. Confira, a seguir, de que forma ela é geralmente encontrada nas organizações que optam por oferecê-la aos colaboradores.

Como a previdência privada empresarial funciona?

Em geral, nas organizações, é comum que o investimento em aportes desse tipo seja feito em acordo entre empregador e colaborador. Nesse caso, também existe uma proporção bastante utilizada. Por exemplo, se o funcionário contribui com 5% de seu salário, a companhia faz a mesma coisa.

Outro exemplo comumente visto é voltado a um plano coletivo. Nele, os membros dos times contribuem e, se deixarem o negócio, podem resgatar o valor em questão. O período de recebimento de cada uma dessas alternativas depende do contrato feito entre as partes.

Finalmente, é importante citar que, a essas duas opções, dá-se o nome de plano instituído e averbado, respectivamente. Conforme vimos, o primeiro permite que a empresa também participe do valor contribuído. Já o segundo diz respeito à companhia como facilitadora e o colaborador na forma de um contribuinte. Saber qual melhor se encaixa na proposta da organização é parte de uma conversa próxima e empática com a própria equipe.

Qual é a importância de oferecer a previdência privada empresarial aos colaboradores?

Conhecido o conceito e o funcionamento dessa opção, é hora de conferir alguns motivos que impulsionam sua implementação. O primeiro deles é a retenção de talentos. Em mercados tão competitivos quanto os da atualidade, contar com os melhores profissionais disponíveis é fundamental. Conquistar esse ponto implica na devida valorização do que estão ao seu lado.

Além disso, proporcionar tranquilidade e estabilidade aos seus colaboradores é uma atitude que reflete diretamente no negócio. Ela clarifica aos trabalhadores a sua importância e permite que eles executem suas funções sem que o estresse ocupacional entre no caminho. Dessa forma, melhorias gerais tendem a ser vistas na empresa — como na rentabilidade e na fluidez dos processos. Contudo, não é só isso, mais benefícios trazidos por essa opção serão descritos a seguir. Confira!

Quais são as vantagens dessa opção?

Organizações que colocam o bem-estar de seus funcionários em destaque durante a gestão de pessoas são capazes de colher bons frutos. Escolher o melhor plano de acordo com as necessidades de cada time tende a trazer excelentes resultados.

Preocupações minimizadas

A Reforma da Previdência trouxe algumas apreensões extras ao cotidiano organizacional. Ter a mente constantemente focada em desafios desse tipo pode atrapalhar o desempenho do profissional e impedi-lo de realizar seu trabalho de maneira otimizada.

Levar estabilidade e calmaria a cenários como esse permite que o foco seja direcionado ao que realmente importa. Assim, a previdência privada empresarial atua na forma de uma incentivadora da produtividade — minimizando preocupações.

Desenvolvimento intelectual

Ao permitir que a equipe se preocupe menos com os investimentos na aposentadoria, eles se tornarão capazes de direcionar sua atenção a eventos que estimulem sua criatividade e aprimorem os resultados, como os culturais. Estimulá-los a direcionar o montante que sobra a atividades desse tipo tende a aprimorar a intelectualidade dos membros de cada setor.

Recrutamento facilitado

A adoção de uma previdência privada empresarial é um grande atrativo. Essa atitude tende a chamar a atenção de possíveis candidatos e garante que você tenha acesso a uma vasta gama de talentos interessados no seu negócio. Isso facilita o trabalho dos recrutadores e permite que você encontre os funcionários mais alinhados às demandas organizacionais.

Imagem corporativa

O consumidor atual se preocupa, na mesma medida, com a qualidade do que compra e com os valores da companhia fornecedora. Em outras palavras, os dias de focar apenas na qualidade ficaram para trás. Hoje, também é essencial trabalhar a imagem corporativa. A previdência privada empresarial é uma boa forma de fazer isso. Afinal, ela mostra, tanto aos colaboradores quanto ao público, o interesse genuíno da organização em facilitar a jornada profissional.

Crescimento acelerado

Ao contar com todas as vantagens citadas, não é surpresa que os resultados do negócio tenderão a crescer, certo? Profissionais mais focados, produtivos, tranquilos e estáveis são capazes de cumprir suas tarefas rotineiras com maestria e, assim, garantir melhorias contínuas à organização.

A previdência privada empresarial diz respeito a um montante dedicado ao rendimento futuro de seus colaboradores. Ela serve tanto para cuidar de suas aposentadorias quanto na hora de diversificar sua carteira de investimentos. Ao oferecê-la à sua equipe, você leva estímulo e incentivo a ela e, como consequência, colhe os melhores resultados possíveis. Portanto, aposte nessa ideia!

Se interessa por conteúdos desse tipo? Então, não deixe de recebê-los em seu e-mail assim que eles forem publicados. Assine nossa newsletter agora mesmo!

Deixe um comentário