A boca desempenha funções essenciais e que repercutem diretamente na saúde do corpo por completo. É lá que os alimentos são ingeridos para depois serem transformados em fontes de nutrientes. No entanto, é também pela cavidade bucal que podemos ter contato com microrganismos causadores de doenças. Por isso trazemos a importância do seguro odontológico.
Quando, de alguma maneira, a saúde da boca não está em seu perfeito estado, seja em decorrência de doenças graves, seja por causa de micróbios que causam desconforto ou constrangimentos às pessoas no momento de falar e sorrir, o paciente deve ser submetido a tratamentos que podem ter custos elevados. A contratação do seguro odontológico se apresenta como uma excelente alternativa nesses casos.
Ficou interessado em saber mais sobre o seguro odontológico e como ele pode ajudar nossa saúde bucal? Então, continue conosco e confira!
O que é saúde bucal?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde bucal encontra-se adequada quando o indivíduo está livre de dores, incômodos e alterações de higidez da boca e do rosto. Esses distúrbios podem abranger doenças gravíssimas, como o câncer oral e de laringe, úlceras e outros tipos de infecção.
Tais fatores impedem que o paciente leve uma vida normal e interferem negativamente na sua qualidade de vida, pois causam limitações e não permitem que ele sorria, fale, mastigue ou se sinta confortável na vida social.
A boca, por meio do sorriso e da fala, está entre os principais fatores de apresentação social. Caso verifiquemos qualquer distúrbio, o incômodo é grande. Desse modo, lançar mão de medidas que melhorem a saúde bucal e previnam doenças é fundamental.
A escovação e limpeza dos dentes são as estratégias mais aconselhadas pelos especialistas, mas não são as únicas. Vamos apresentar algumas medidas que podem ajudar você melhorar a saúde da sua boca e manter seu sorriso em perfeito estado.
Que atitudes podem ser tomadas para a melhora da saúde bucal?
Várias são as formas de perceber que a saúde bucal está comprometida. Algumas podem rapidamente ser percebidas, enquanto outras demoram um pouco mais. Os problemas mais facilmente identificados são:
- mau hálito;
- sangramento gengival;
- recuo ou retração da gengiva;
- feridas na boca etc.
Para evitar que esses sintomas ocorram, trouxemos alguns conselhos fáceis de seguir. Vamos a eles.
Escove os dentes após as refeições
A escovação deve ser feita, no mínimo, três vezes ao dia. Ela deve ser realizada sempre que o indivíduo fizer uma refeição, pois retira e impede a formação das placas bacterianas, que causam doenças e inflamações, além do desenvolvimento de cáries.
No ato de escovação, dê preferência para escovas macias, para que você não machuque nem sensibilize as gengivas. Além disso, prefira as de tamanho menor, pois, dessa maneira, será mais fácil alcançar os cantos da boca e potencializar a limpeza. Por fim, faça movimentos circulares e firmes, mas sem abusar da força.
Use fio dental
Por mais que o paciente realize uma escovação correta e de maneira regular, nem sempre ele alcançará todos os restos de alimento. Assim, estes podem ficar acumulados e causar infecções bacterianas e outros problemas.
Por isso, o uso do fio dental é indicado por dez entre dez dentistas. Após comer e realizar a escovação, passe o fio dental entre os dentes. Esse é um local em que a escova não alcança e só o fio dental será capaz de remover as impurezas e manter a saúde bucal em estado perfeito.
Tenha uma alimentação saudável
Muitas pessoas negligenciam esse ponto, por não entender a relação que uma alimentação saudável tem com a saúde bucal. É um engano grave e que pode trazer consequências sérias.
As pessoas que se alimentam de forma correta, sem ingerir grandes quantidades de açúcares e alimentos ricos em amido, mantêm a boca e os dentes saudáveis e evitam diversos problemas como o tártaro, a gengivite e o mau hálito. Devem ser evitados alimentos como: doces, balas, refrigerantes, pães etc.
Evite cigarros
O cigarro só traz prejuízos às pessoas. Causa dependência e potencializa chances de doenças pulmonares, câncer de boca e infecções na gengiva. Além do mais, causa amarelamento dos dentes e deixa o hálito com cheiro de nicotina. Ele deve ser evitado a todo custo para manter uma saúde bucal adequada.
Consulte-se com um odontologista regularmente
Ter o acompanhamento de um profissional é ideal para quem quer prevenir doenças na boca. Ele alertará você com relação a problemas que podem estar ocorrendo e elaborará diagnósticos. Esse profissional está apto a dar dicas mais personalizadas para melhorar a higiene bucal e alertar sobre locais que merecem cuidados mais específicos.
Qual a importância de um seguro odontológico?
Analisados os principais prejuízos que a falta de higiene bucal pode causar e que medidas podem ser tomadas para melhorar nossa saúde bucal, vamos analisar como um seguro odontológico é essencial nessa prevenção.
Um dos principais pontos de cuidado com a saúde bucal é o acompanhamento regular com um dentista. Nesse aspecto, a aquisição de um seguro odontológico será essencial.
Essa modalidade de seguro é uma maneira eficaz de manter a higidez bucal em dia e prevenir diversas doenças. O valor desse tipo de contratação a torna ainda mais atraente, pois o paciente investirá uma parcela fixa mensal e pode utilizar diversos serviços odontológicos, sem ter que gastar altas quantias quando resolver ir ao dentista.
Outro ponto relevante vai além da questão estética ou mesmo do valor investido. O câncer de boca tem atingido proporções alarmantes da população brasileira. Essa mazela é extremamente grave e pode causar prejuízos irreversíveis.
O diagnóstico precoce do câncer de boca potencializa o tratamento e aumenta consideravelmente as chances de cura da doença. Nesse aspecto, quem conta com o seguro odontológico garante que um simples investimento mensal ajude no acompanhamento, descoberta e prevenção dessa doença.
Com esse tipo de contratação, você assegura o acompanhamento de um profissional especializado, que aconselhará medidas de higiene dentárias e hábitos saudáveis para prevenção tanto do câncer de boca e quanto de diversas outras doenças e distúrbios.
Outras vantagens facilmente verificadas na contratação de um seguro odontológico são:
- possibilidade de configuração da apólice de acordo com as necessidades do cliente;
- acesso a toda uma rede de profissionais credenciados, facilitando a escolha;
- atendimento 24 horas por dia e em casos de urgência, mantendo o segurado com a tranquilidade de ser atendido assim que solicitar, dentre muitas outras.
Então, podemos verificar que o seguro odontológico é indispensável para as pessoas que querem cuidar da saúde dentária e prevenir doenças, como o câncer de boca.
Essa modalidade de seguro ajuda nas despesas com dentistas e no diagnóstico precoce desse tipo de câncer, que tem incidência alarmante no Brasil. Trata-se de um investimento que vai garantir o acompanhamento especializado em prol da sua saúde, higiene bucal e prevenção dessa e de várias outras doenças.
Gostou de conhecer algumas dicas de como melhorar a saúde dentária e de como a contratação do seguro odontológico é essencial na prevenção do câncer bucal? Então, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de várias outras dicas! Estamos no Facebook, Instagram e no LinkedIn.
