No momento você está vendo Seguro de vida familiar: entenda o que é e quais as suas vantagens

Seguro de vida familiar: entenda o que é e quais as suas vantagens

Atualmente, o seguro de vida é um dos investimentos mais procurados por pessoas que pensam a longo prazo. Com ele, o segurado tem a estabilidade de poder ficar tranquilo em qualquer circunstância. No entanto, quem opta por ter essa proteção não pensa só em si mesmo. Por isso, existe a possibilidade do seguro de vida familiar.

Essa modalidade de seguro vai além da cobertura individual, pois sua função principal é a proteção financeira aos dependentes e beneficiários, caso o segurado venha a faltar. A sua cobertura será para o casal. Desse modo, haverá ampliação na garantia de proteção daqueles que você é responsável por dar segurança e conforto.

Interessou-se em saber mais sobre seguro de vida familiar e quais os benefícios da sua contratação? Então, continue a leitura!

O que é seguro de vida familiar?

Como citado, ele é uma espécie de seguro que protegerá toda a família do segurado em caso de alguma ocorrência difícil, como morte, invalidez permanente etc.

A modalidade familiar difere da individual quanto à abrangência da proteção. Trata-se de um contrato com apenas duas partes: o contratante (ou segurado) e a contratada (seguradora). Somente no caso de algum acontecimento fatídico com o segurado é que os seus beneficiários terão direito a receber o auxílio financeiro proveniente da contratação.

Além disso, no seguro de vida familiar, haverá uma inclusão de cobertura ao cônjuge do contratante. O casal passa a ser segurado, e a ocorrência com qualquer deles dá fundamento ao recebimento da indenização estipulada na apólice.

Com esse seguro, a proteção é estendida. Assim, os filhos, dependentes ou outros beneficiários têm menos chances de ficarem desassistidos caso ocorra algum tipo de tragédia.

Quais as vantagens do seguro de vida familiar?

O seguro de vida familiar, como demonstrado, pode ser muito benéfico para os segurados e seus dependentes. A sua função primordial é garantir a tranquilidade no futuro, independentemente de ocasiões desagradáveis que a vida possa reservar.

Contudo, há outras vantagens dessa modalidade de seguro que estão listadas abaixo. Confira.

Proteção financeira aos dependentes é ampliada

A proteção aos contratantes do seguro e a seus dependentes é a principal função de um seguro de vida. Na categoria familiar, esse amparo é ampliado. A chance de os beneficiários serem protegidos é muito maior em relação ao seguro de vida individual.

Imagine o caso de um casal que tenha filhos menores de idade e dependentes financeiros. Caso eles venham a falecer ou desenvolvam enfermidades que os incapacitem, os dependentes ficariam totalmente desprovidos, podendo chegar a viver situações extremas.

Com o seguro de vida familiar, essa situação está resolvida. Ambos os pais têm a segurança de criar seus filhos com o melhor que podem oferecer, sabendo que, diante de qualquer acontecimento, ele estarão sustentados para manter sua vida até que possam caminhar com suas próprias pernas.

Possibilidade de resgate do capital

Engana-se quem pensa que o seguro de vida é resgatável apenas dependentes no caso de falecimento do segurado. Na estipulação do seu contrato de seguro, o adquirente pode optar pelo seguro de vida resgatável, que permite o resgate completo ou parcial dos valores aplicados sem necessidade de morte, ou invalidez do segurado.

Em tempos de crise financeira, essa funcionalidade pode ser bem importante e ajudar muitas pessoas. Esse fato justifica o crescimento vertiginoso desse gênero de seguro de vida.

Geralmente, há um prazo de carência para que o resgate seja autorizado, mas a vantagem é que o valor pode acumular juros e serem corrigidos pela inflação durante esse período. Então, o benefício da contratação de seguro de vida familiar pode ser fundamental para socorrer famílias que passam por algum momento de dificuldade financeira.

Isenção no imposto de renda

Uma das vantagens mais atraentes da aquisição de um seguro de vida familiar — que ainda é desconhecida por muitas pessoas — é de natureza tributária. Diz respeito à não incidência de tributos sobre o pagamento da indenização do seguro.

Na modalidade resgatável, o contratante recebe o valor do investimento sem a cobrança dos tributos pertinentes a esse tipo de operação, com destaque para o imposto de renda. No caso de morte ou invalidez do segurado, os dependentes e beneficiários também receberão o auxílio completo, sem a necessidade do pagamento do imposto de transmissão causa mortis — ITCMD.

Essa ausência de descontos justifica o investimento em um seguro de vida familiar, pois vários outros tipos de aplicações de capital sofrem incidência de tributos que reduzem em grande parte o valor recebido.

Desnecessidade de inventário para transmissão aos beneficiários

Outro proveito da contratação de um seguro de vida familiar também tem a ver com aspectos jurídicos da contratação.

Quando uma pessoa vem a falecer, deve ser realizado um procedimento jurídico denominado inventário para que seus bens e investimentos sejam transmitidos aos seus herdeiros legais. Ocorre que, na maioria das vezes, esse procedimento é moroso e pode levar anos até que saia alguma sentença autorizando os beneficiários a tomarem posse dos bens.

Ora, o falecimento de um preceptor financeiro causa danos imediatos aos dependentes, que não podem esperar tanto tempo para ter algum sustento financeiro, sob pena de ficarem totalmente desassistidos, o que pode gerar consequências drásticas.

O seguro de vida não padece desse problema. Logo que ocorre o evento de morte e sua comprovação legal, os beneficiários do seguro passarão a receber as vantagens estipuladas na contratação conforme o pactuado na apólice. Dessa forma, não correm nenhum risco de sofrer com o desamparo.

Além disso, algumas coberturas adicionais dão direito inclusive a todo o apoio com despesas do funeral e outras providências nessa hora de dificuldade.

Portanto, podemos perceber que o seguro de vida familiar, uma ramificação do seguro de vida tradicional, pode ser altamente benéfico por ampliar a cobertura dos beneficiários. Toda a família pode ser segurada e ter o suporte necessário diante de situações difíceis.

Ao contratar um seguro de vida familiar, dê preferência às instituições com experiência no mercado e que tenham avaliações positivas de outros clientes. Analise os perfis das empresas e tenha a segurança de poder contar com todas as vantagens apresentadas.

Os principais tipos de seguro de vida familiar

Da mesma forma que em outros seguros você teria direito às principais coberturas, isso também acontece quando a sua família está amparada por esse recurso. Em situações extremas, como morte acidental, acidentes incapacitantes e doenças graves, as pessoas que você mais ama não estarão a sós e poderão contar com os meios necessários para viverem com qualidade.

A seguir vamos destrinchar alguns dos principais de tipos de seguro de vida familiar a fim de que você fique realmente por dentro desse assunto. Prossiga com a leitura para continuar aprendendo.

Morte acidental

Esse é um tipo de cobertura que amplia os recursos do segurado, caso ele sofra morte acidental, garantindo que os demais não fiquem sem o devido apoio. A vigência desse benefício costuma ser temporária, sendo possível estendê-la dependendo das condições previstas na apólice. Esse é, certamente, um recurso importante para toda família e que vale a pena ser considerado.

Acidentes

Outros imprevistos, como acidentes ou invalidez incapacitante, como são chamados nas apólices, é um amparo importante que quem tem seguro de vida familiar pode usufruir.

Se o segurado sofrer qualquer acidente desse tipo, poderá acionar essa cobertura a fim de manter todos tranquilos quanto ao futuro. Afinal, situações desse tipo geram consequências profissionais e financeiras que, se não forem devidamente precavidas, comprometem toda a estrutura familiar.

Doenças graves

São muitas as situações de doenças graves ou mesmo cirurgias importantes que um seguro de vida familiar pode amparar de acordo com a cobertura prevista. Os segurados podem receber uma indenização pelo diagnóstico desse tipo de doença ou por conta da realização de um procedimento médico que faça parte do plano contratado. Algumas das principais situações de saúde a serem cobertas pelo seguro são:

  • câncer;
  • infarto agudo do miocárdio;
  • insuficiência renal;
  • transplante de órgãos;
  • implante de bypass.

Como essa é outra condição que pode afetar seriamente a vida dos segurados, é importante considerar a importância de estar coberto por esse recurso na hora de contratar a melhor seguradora.

As coberturas adicionais do seguro de vida familiar

As coberturas adicionais são uma excelente opção para estender as coberturas oferecidas à sua família. Afinal, não podemos prever o futuro e as possibilidades de sermos surpreendidos sempre existem, e é por isso que o seguro é tão importante. Abaixo, destacamos os recursos que você pode utilizar para estar ainda mais amparado e poder ampliar esse benefício para as pessoas que você mais ama. Confira!

Assistência funeral

Assim como em um seguro individual, o segurado pode contar com uma assistência funeral, o mesmo acontece na modalidade familiar. Os custos com registro em cartório, traslado, formalidades administrativas e demais aspectos que envolvem esse momento delicado podem estar assegurados por essa cobertura adicional.

Considere que em situações como essa, a última coisa que você quer é ter que se preocupar com esses pormenores e poder ter esse suporte do seguro torna esse momento menos complicado.

Auxílio-funeral

O auxílio-funeral funciona sob bases parecidas da assistência funeral, com a diferença de que o segurado utiliza livremente o capital previsto para essa finalidade em sua apólice para contratar os profissionais e as empresas que desejar nesse processo.

Por mais que possa existir vantagens na liberdade de escolha do serviço a ser contratado, vale lembrar que estamos falando de um momento delicado e, às vezes, é melhor deixar nas mãos da seguradora que cuidará de questões burocráticas e práticas do funeral, tranquilizando o segurado.

Diárias por incapacitação temporária

Em situações não tão extremas quanto as anteriores — mas de igual importância para a manutenção da qualidade de vida familiar — estão os infortúnios temporários que podem incapacitar um dos segurados de desempenhar papéis profissionais, por exemplo.

Esse tipo de cobertura conhecida como renda hospitalar, visa suprir a renda dos mesmos dos dias em que estiver afastado de sua profissão. Essa é outra excelente forma de dar segurança à sua família.

Analisar para escolher um bom seguro de vida familiar

Bom, para encerrar esse post com chave de ouro, vamos abordar a melhor forma para analisar e escolher um bom seguro de vida familiar. Agora que você já sabe como isso funciona, falta compreender como escolher a melhor seguradora para usufruir desses benefícios sem ter dores de cabeça mais à frente.

Analisar as coberturas oferecidas

Como você já deve ter percebido são muitas as vantagens de se contar com um seguro de vida familiar. Porém, muito antes de fechar contrato, avalie cuidadosamente o que está sendo oferecido para que você não seja surpreendido de uma forma negativa, caso precise acionar alguma cobertura.

Por mais que o básico que cada seguradora oferece possa ser parecido, existem sempre detalhes e nuances que devem ser consideradas. Além disso, conforme explicamos em um tópico anterior, há ainda as coberturas adicionais que podem ser bastante vantajosas a toda a sua família. Pesquise com calma e veja o que vale mais a pena para vocês.

Verificar os preços

Outro ponto que pesa é o preço — e não estamos falando somente do que é mais em conta ou mais caro. Você deve analisar acima de tudo o custo-benefício do que está sendo contratado. Se a seguradora oferece algo um preço acima da média, mas com vantagens que ultrapassam as que os concorrentes oferecem, essa pode ser uma daquelas situações em que pode ser benéfico pagar um pouco mais.

Se você tiver atenção a isso e agir com sabedoria, certamente conseguirá um bom seguro de vida familiar que atenda ao interesse de todos. Pense nisso.

Entender a diferença entre seguro contra acidentes pessoais e seguro de vida

Antes de enaltecer as diferenças entre seguro contra acidentes pessoais e seguro de vida, é importante entender suas semelhanças. Afinal, ambos são voltados para o auxílio de quem sofre um infortúnio de forma súbita podendo ter esse benefício estendido aos familiares do mesmo.

A diferença é que o seguro de acidentes pessoais, como o próprio nome sugere, é voltado para dar o devido suporte ao próprio acidentado. Todavia, isso não significa que a família estará sem amparo, pois caso o segurado venha a falecer, o suporte poderá ser revertido aos seus dependentes.

No seguro de vida, o amparo é voltado para os familiares que em caso de falecimento podem receber o devido amparo prontamente. Ambas as modalidades são interessantes e atendem ao objetivo real de ter maior segurança e tranquilidade, caso qualquer imprevisto mais grave aconteça. Afinal, o fato de que a vida é incerta, não significa que devemos viver no improviso e sem qualquer planejamento, não é mesmo?

Outro ponto importante de ser entendido é sobre quem pode contratar o seguro contra acidentes pessoais e seguro de vida. Para começar, vale dizer que não existe idade mínima para seguro de vida e diversos pais investem nessa modalidade a fim de oferecer segurança a seus filhos. No caso do seguro contra acidentes pessoais, algumas seguradoras estabelecem o mínimo de 14 até 80 anos de idade para adquiri-lo.

Vale dizer ainda que o valor da apólice costuma ser proporcional à idade dos segurados. Isso significa que quão mais cedo você investir nessa proteção para si e às pessoas que mais ama, menos poderá pagar e mais protegidos todos estarão ante quaisquer infortúnios que possam ocorrer. Como é dito popularmente, é melhor prevenir que remediar e ambos os tipos de seguros podem te ajudar nesse objetivo.

Agora que já compreende em profundidade as diferenças entre seguro de vida e seguro contra acidentes pessoais, poderá fazer a escolha que melhor atenda aos seus interesses. São diversas as seguradoras que oferecem ambas as modalidades e tomar um tempo para pesquisar a melhor opção certamente poderá te beneficiar na hora de contratar um seguro. Prossiga com a leitura para aprender ainda mais!

Pesquisar sobre a reputação da seguradora

Como em qualquer negócio, a reputação diz muito sobre a empresa. O tempo de atuação no mercado e as críticas recebidas da clientela, sejam positivas ou negativas, já demonstram a solidez de uma organização. Esse é um aspecto que não deve ser negligenciado na hora de você fechar um contrato.

Hoje com a internet é bem fácil realizar isso, seja visitando sites como Reclame Aqui ou mesmo indo diretamente às redes sociais da empresa para averiguar qual a avaliação dada por seu serviço e quais têm sido os comentários dos clientes. Você verá que com um pouco de pesquisa poderá ter maior segurança sobre o que está fazendo e ficar certo de que aquela seguradora é a melhor para os seus interesses e de sua família. Aproveite das facilidades que o mundo digital oferece para agir de forma acertada nessa questão.

Como pode ver, não é difícil entender por que contar com esse amparo é tão importante para você e as pessoas que mais ama. Viver de forma incerta e sem considerar os diversos riscos a que todos estamos expostos está longe de ser a melhor escolha. O mercado oferece ótimas formas de nos protegermos e você pode se valer disso para assegurar maior tranquilidade à sua família. Agora que tem as informações certas, aproveite para analisar com mais cautela os seguros que são oferecidos a você e opte por aquele que é mais vantajoso.

Se gostou de entender o que é seguro de vida familiar e quais as suas vantagens, mas ainda quer esclarecer quaisquer pontos que tenha dúvida, deixe seu comentário. Será um prazer ajudá-lo a dar mais esse passo importante na busca por conforto e segurança.

Deixe um comentário