No momento você está vendo Conheça o seguro residencial e saiba por que aderir!

Conheça o seguro residencial e saiba por que aderir!

Contratar um seguro residencial é uma decisão muito importante, uma vez que envolve bens muito valiosos para você e toda a sua família. Esse tipo de seguro protege a sua casa ou apartamento e quem está dentro dele, além de oferecer serviços e coberturas que facilitam o seu dia a dia.

Entretanto, o que poucas pessoas sabem é que essa modalidade de seguros também é capaz de custear despesas que vão muito além das coberturas básicas e mais conhecidas, como incêndio, furtos e roubos, explosão etc. Um grande exemplo disso é a cobertura para acidentes domésticos, que é importantíssima para a sua proteção e a das pessoas que você ama.

Ficou interessado em saber mais sobre o seguro residencial e como ele pode ajudar o segurado a lidar com os acidentes domésticos na sua residência? Então, este post é para você. Continue a leitura e confira!

O que são acidentes domésticos?

Os acidentes domésticos são aqueles acontecimentos desagradáveis aos quais estamos sujeitos no interior da nossa residência. Certamente, você já sofreu esse tipo de acidente ou conhece alguém que teve essa infelicidade. Eles podem ser um corte, uma queimadura, uma intoxicação, entre outros.

Na maioria dos casos, os acidentes domésticos não trazem consequências tão prejudiciais e são rapidamente resolvidos com a ajuda de um profissional da saúde. Em outros casos, entretanto, eles podem desencadear sérios prejuízos para a integridade física dos membros da família.

O certo é que, em todas as ocorrências, haverá gastos com hospitais, medicamentos, entre outras despesas. E nesse ponto, contar com um seguro que faça a cobertura desses custos é muito importante e ajuda os familiares a estarem mais tranquilos nesse momento delicado.

Quais são os principais acidentes domésticos?

Agora que sabemos o que são os acidentes domésticos, vamos entender melhor quais são as suas principais espécies e como eles podem ocorrer dentro da sua residência. Vamos a eles.

Incêndios

Os incêndios estão entre os acidentes domésticos mais conhecidos. Eles são capazes de causar danos muito sérios tanto para os bens materiais da residência quanto para as pessoas que habitam naquela casa ou apartamento.

Eles podem ser causados por vazamentos de gás ou por outros itens ou fatores em que o fogo está presente, como velas acesas, mau contato nas tomadas etc. É essencial que você e sua família estejam muito atentos a esses acontecimentos e jamais deixem a torneira do gás aberta ou velas acesas sem ninguém no cômodo.

Quedas

Ora, quem nunca levou um tombo? Quando somos crianças, eles ocorrem com maior frequência; já na vida adulta demoram mais para acontecer. Entretanto, algo tão banal pode trazer prejuízos. Quando uma pessoa está dentro de casa e escorrega em algum objeto ou mesmo no chão molhado ou encerado, pode cair de mau jeito e se machucar. Esse fator ainda apresenta gravidade maior se a ocorrência é com idosos ou crianças.

Podem ser ocasionadas lesões ou até fraturas, e isso é muito sério. Tomar o máximo de cuidado em ambientes escorregadios e ter muita atenção por onde pisar é fundamental para evitar que acidentes aconteçam.

Queimaduras no fogão

Outro acidente doméstico muito comum são as queimaduras no fogão. Elas podem acontecer pelo contato direto entre a chama desse eletrodoméstico ou panelas e a pele humana ou pelo derramamento de água ou líquidos quentes em processo de fervência.

Esse acidente doméstico é muito grave. Ele pode trazer consequências seríssimas, sobretudo se as vítimas foram crianças que derramem líquidos quentes do fogão e haja contato com membros superiores. Um seguro residencial nesse caso poderá cobrir as despesas com o tratamento e possibilitar uma recuperação mais leve e amena ao acidentado.

Intoxicação por produtos de limpeza

Os produtos de limpeza são importantes dentro de casa para manter a organização e asseio de móveis e pisos da residência. Entretanto, alguns se assemelham muito a bebidas, como a água. Por isso, podem ser ingeridos por pessoas desavisadas, sobretudo crianças. Essa ingestão causa a intoxicação, e um médico deve ser procurado imediatamente.

Além disso, o cheiro forte de alguns produtos pode causar desmaios ou algum tipo de alergia em quem está próximo. Para evitar esses aborrecimentos, mantenha-os em locais apropriados e fora do alcance de crianças.

Como evitar os acidentes domésticos?

Com emprego de algumas atitudes e cuidados, os acidentes domésticos podem ser evitados ou ter suas consequências danosas diminuídas. Vamos ver algumas dessas estratégias.

Instale grades ou redes de proteção nas janelas

Se você mora em um apartamento ou uma casa de dois andares, esse cuidado é indispensável. Faça uso de grades ou redes de proteção nas suas janelas e não permita que seus filhos ou outras crianças que estejam na sua casa, em alguma brincadeira, tenham acesso à abertura da janela e venham a se acidentar. Os prejuízos podem ser gigantes.

Coloque redes de proteção nas piscinas

Outro lugar no qual a rede de proteção evita acidentes domésticos é na piscina. Essa atitude não permite que pessoas que não saibam nadar caiam na água e se afoguem.

Mantenha produtos de limpeza longe dos alimentos e atente-se às embalagens

Como dissemos, a intoxicação por produtos de limpeza é um dos principais acidentes domésticos. Por isso, eles devem ficar muito bem alojados em local apropriado e diferente do local onde se guardam alimentos, para evitar confusão. Além disso, não coloque desinfetantes, água sanitária, entre outros, em embalagens similares a sucos, refrigerantes ou outros líquidos. Isso pode causar confusões e acidentes. 

Cuidado com as panelas no fogão

Muito cuidado com as panelas no fogão, sobretudo se você tem crianças em casa. Sempre mantenhas as panelas no fogo com o cabo virado para dentro e nas chamas mais distantes da beira. Assim, evita-se que a criança tenha acesso a alguma forma de puxar a panela e se queime com o seu conteúdo.

Como contratar um seguro residencial pode ajudar diante de acidentes domésticos?

Percebemos, portanto, que os acidentes domésticos são ocorrências muito desagradáveis que se passam no interior de uma casa ou apartamento e podem trazer grandes prejuízos, além de gerarem despesas.

A melhor alternativa é evitar esses fatos e proteger sua família e amigos que visitam, mas, diante da inevitabilidade desses eventos, a contratação de um seguro residencial é uma excelente alternativa. Com ele, o segurado e seus dependentes estarão amparados diante de algum desses incidentes e não precisarão se preocupar com os custos.

Dessa maneira, o seguro residencial é um investimento fantástico para a sua proteção, como contratante, e das pessoas que você ama. Além de todos os outros benefícios, ele protege e assegura que, diante de acidentes domésticos, a sua única preocupação será cuidar da recuperação de alguém que você quer tão bem.

Gostou de saber mais sobre o seguro residencial e ficou interessado em contar com os seus benefícios? Então, entre em contato com a nossa empresa, teremos prazer em encontrar o seguro que mais se adequa às suas necessidades e nas melhores condições.

Deixe um comentário