No momento você está vendo Seguro viagem e seguro saúde: entenda as diferenças

Seguro viagem e seguro saúde: entenda as diferenças

Depois que você escolheu o destino e comprou as passagens, o próximo passo é buscar a garantia de que a estadia ocorrerá sem sustos. Seguro viagem e seguro saúde são dois tipos conhecidos de proteção, mas que têm características diferentes e são voltados para situações específicas.

Quem nunca ouviu sobre bagagens extraviadas ou problemas com o cancelamento de voos? Esses incidentes podem aumentar o custo da sua viagem e complicar a diversão fora do país, então buscar formas de minimizar os riscos é o mais indicado.

Por isso, explicamos a diferença entre os dois tipos de seguros e como escolher o melhor. Confira!

O que é o seguro viagem?

O seguro viagem é uma proteção do viajante voltado para todos os aspectos da viagem. O seu objetivo é prestar assistência para as eventualidades que podem ocorrer no período fora da sua cidade, como o cancelamento e atraso de voos, extravio ou perda de bagagem e problemas de saúde.

Esse é um benefício muito utilizado em viagens internacionais, principalmente porque os imprevistos podem ser muito caros e difíceis de resolver em outra língua. Além disso, ele é obrigatório para os 26 países que fazem parte do Tratado de Schengen, o que inclui Alemanha, França e Itália.

O que é o seguro saúde?

O seguro saúde não é o mesmo que o plano de saúde convencional, mas funciona de forma similar. Com a sua contratação, o segurado tem acesso a atendimento médico, farmacêutico e odontológico durante a vigência — pode ser por meio de reembolso dos custos ou de consulta à rede credenciada.

No seguro saúde, a cobertura está limitada a problemas físicos, ou seja, não protege das outras questões que podem ocorrer durante a estadia. Porém, ele se torna uma opção interessante para quem vai passar um longo tempo no local (estudar por alguns meses, por exemplo), pois funciona como um plano de saúde internacional.

Quais são as diferenças entre seguro viagem e seguro saúde?

A principal diferença entre as duas alternativas está no tamanho da proteção. O seguro viagem é altamente recomendado porque deixa o viajante mais tranquilo e evita dores de cabeça se houver qualquer problema nesse tempo. Por outro lado, o seguro saúde atua somente nessa área, então é limitado.

Com as regras internacionais, é possível que você seja obrigado a assinar um seguro viagem para certos países. Além dos europeus citados, que exigem uma cobertura mínima de €30 mil, Venezuela e Cuba exigem um seguro no valor mínimo de US$10 mil. Austrália e Equador não estipulam um limite.

Como contratar a melhor opção?

Na Resolução nº 315/2014, da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), ficou definido que seguro viagem e assistência viagem são o mesmo produto. Por ser uma opção mais completa, ela deve ser priorizada, já que ninguém deseja que a viagem dos sonhos se transforme em um pesadelo.

Existem empresas consolidadas no mercado, como a SulAmérica e a Porto Seguro, que oferecem seguros na medida para o cliente. É importante que você se preocupe com a facilidade do atendimento, principalmente porque estará fora do país e precisa de uma boa equipe para solucionar os eventuais problemas.

Agora que você entendeu a diferença entre seguro viagem e seguro saúde, está pronto para contratar a melhor alternativa para os seus planos. Ao não contratar uma proteção para os seus dias de férias, as chances de perder tempo para resolver essas questões aumentam e há o risco de não aproveitar completamente esse período.

E aí, quer receber outras informações sobre seguros? Assine a nossa newsletter e não perca os conteúdos especiais!

Deixe um comentário