Ao adquirir um seguro, você assina um documento que estabelece todos os pontos da contratação. Nele constarão dados como quando você pode acionar o serviço da seguradora e qual a limitação do valor das indenizações, entre outros. Esse contrato recebe o nome de apólice de seguro.
Apesar da linguagem formal e de sua extensão, estar consciente de tudo o que consta na apólice de seguro é fundamental para garantir uma boa contratação e saber, exatamente, as situações em que você deve acionar a seguradora e de que forma isso ocorrerá.
Ficou interessado em conhecer mais sobre a apólice de seguro e que cláusulas devem constar nesse tipo de título? Então, continue a leitura que vamos ajudar!
O que é apólice de seguro?
Como já citado, a apólice de seguro é o contrato que se firma entre segurado e seguradora, na qual se consignam todas as cláusulas referentes à contratação. Portanto, trata-se da documentação do acordo entre as partes de maneira escrita, em que a seguradora se responsabiliza por tudo o que se especifica no papel.
Quais os tipos de apólice?
Apólice compreensiva ou multirrisco
Garante a proteção a mais de um tipo de risco. Pode, por exemplo, englobar prejuízos tanto ao segurado quanto a seus bens.
Apólice de riscos nomeados
Aquela que só cobre o que consta no contrato de forma explícita e individualizada.
Apólice recibo
Geralmente é usada para contratos temporários em que o segurado vai, por exemplo, viajar ou se ausentar por outros motivos. Ela serve como recibo de pagamento do prêmio de seguro.
Apólice contra danos a terceiros
Nesse caso, o contrato se relaciona a danos causados por terceiros. Caso o contratante seja responsabilizado a pagar algum tipo de indenização a outra pessoa, o seguro cobre esses gastos.
Apólice aberta e fechada
Os tipos aberto e fechado, como o próprio nome já diz, relacionam-se à alterabilidade das cláusulas. Na aberta, podem ser incluídas coberturas, segurados etc. Na fechada, o contrato não pode ser alterado.
O que deve constar na apólice?
As cláusulas que devem estar presentes na apólice variam conforme a modalidade de seguro contratada e a abrangência da cobertura que o segurado pactuou. Entretanto, é fundamental que a pessoa que firma esse tipo de contrato atente para alguns pontos vitais para o êxito do compromisso. São eles:
- verificar se o bem ou serviço segurado está descrito corretamente no contrato;
- conferir se os dados então corretos;
- assegurar-se de que todas as coberturas contratadas então dispostas na apólice de seguro.
Certificando-se dos pontos de reprodução obrigatória na apólice, você evita dores de cabeça na contratação e acionamento do seguro. Caso você precise realizar alterações no contrato vigente, deverá fazer o chamado endosso de seguro.
Qual a diferença entre sinistro, assistência e cobertura?
Esses termos são comuns em apólices e confundem muitos contratantes. Vamos esclarecê-los para você!
Sinistro
O sinistro, no mundo dos seguros, nada mais é que os eventos possíveis de ocorrer que são resguardados pela seguradora. Isso significa que, na hipótese de ocorrência dos fatos dispostos na apólice, o segurado pode acionar o ressarcimento pela seguradora.
Cobertura do seguro
A cobertura são as hipóteses de sinistros possíveis nas quais o beneficiário será ressarcido. Por exemplo, um seguro residencial pode ter cobertura contra assalto, incêndio etc.
Assistência
A assistência, por sua vez, é a lista de serviços constantes na contratação do seguro. São serviços a serem prestados pela seguradora, mas não uma indenização paga por algum sinistro. Por exemplo, reboque de veículos, carro reserva etc.
Portanto, percebemos que a apólice de seguro é o documento que regulamenta a contratação, trazendo todas as cláusulas a serem obedecidas por seguradora e segurado. Leia-as atentamente para que tudo ocorra conforme o combinado.
Todos esses conceitos só demonstram o quanto é importante a contratação de uma apólice de seguro. Com os seguros, você protege seus bens e as pessoas que você ama de qualquer infortúnio que venha a ocorrer. Assim, você tem total tranquilidade para aproveitar os melhores momentos da vida!
Se gostou deste post, não deixe de acompanhar nosso blog e ficar por dentro dos mitos e verdades sobre seguro de vida.