Chega o fim de março, as temperaturas começam a cair, os dias se tornam mais curtos e muita gente sofre com problemas típicos da nova estação: o outono também traz consigo, entre outras coisas, o aumento da incidência de ventos e a diminuição da umidade do ar. Prato cheio para a aparição de incomodações respiratórias, não é?
As doenças de outono são, em geral, alérgicas. Há quem as chame informalmente de ”ites” — afinal de contas, é rinite, sinusite, faringite e por aí vai. Considerando a situação que se apresenta ano após ano, saber como proteger a família dessas patologias é fundamental para permanecer com a saúde em dia.
Neste texto, listamos as principais doenças típicas de outono antes de dar dicas importantes para mantê-las longe da sua casa. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Quais as principais doenças de outono?
Gripe
A gripe é altamente contagiosa e debilita funções do pulmão, do nariz e da garganta. Além disso, costuma gerar febre alta, dores de cabeça e incômodos musculares. Repouso, hidratação frequente e boa alimentação são as melhores maneiras de tratar esse vírus.
Rinite
Trata-se de uma inflamação das mucosas nasais que surge por irritações oriundas de agentes externos. Coriza, espirros constantes, coceira e obstrução das vias respiratórias são os principais sintomas da rinite. Esse problema cresce consideravelmente em ambientes úmidos e com pouca ventilação.
Sinusite
Podemos definir a sinusite como a inflamação repetitiva da parte interna dos seios da face. Ela apresenta quadros virais, bacterianos ou alérgicos e, assim como a rinite, não é contagiosa. Febre, tonturas e dores de cabeça são comuns e o tratamento varia entre analgésicos, descongestionantes ou até mesmo antibióticos.
Bronquite
A bronquite consiste na inflamação dos brônquios, o que impossibilita a chegada do ar ao pulmão. Catarros, dores no peito, fadiga, febre e tosse seca são comuns para quem sofre desse problema, que é provocado por alergias respiratórias ou agentes irritantes. Antibióticos figuram como as principais medicações.
Pneumonia
Os pulmões são fortemente afetados pela pneumonia, um contratempo mais sério que os anteriores. Desencadeia-se uma patologia de vírus ou bactérias nas vias respiratórias, exigindo o uso de antibióticos e inclusive internação em situações de maior risco.
É necessário tomar bastante cuidado, pois a negligência quanto à pneumonia pode causar até a morte. Dor torácica, suor, palidez, calafrios e tosse com expectoração são as características mais marcantes dessa doença.
Como se proteger desses problemas?
Mantenha-se bem hidratado
Água é vida e precisa fazer parte do seu cotidiano com frequência. O líquido ajuda como tratamento do sistema respiratório e é essencial, considerando que, no outono, as secreções ficam mais ressecadas. Nesse cenário, a água facilita o processo de eliminação delas, levando junto possíveis vírus e bactérias e, assim, melhorando a qualidade de vida.
Evite locais fechados
A ventilação é primordial para afastar doenças. Uma casa que permanece fechada constantemente, por exemplo, é propícia para o desenvolvimento de fungos, o que eleva as chances do surgimento de alergias respiratórias. Nem mesmo em dias secos é indicado permanecer em locais fechados.
Além disso, ao compartilhar um ambiente fechado com várias outras pessoas — como um ônibus sem janelas abertas —, a possibilidade de contrair doenças contagiosas, como a gripe, é muito mais alta.
Não esqueça da vacinação
Estimulando o organismo a produzir reações de imunidade para proteger o indivíduo de determinada doença, a vacina jamais pode ser deixada de lado. Além disso, evita-se que outras pessoas sejam infectadas por problemas contagiosos caso você ou alguém de sua família não escape deles.
Insira novos hábitos na rotina
Pequenas ações cotidianas fazem a diferença para impedir o surgimento de doenças. Usar umidificador de ar, lavar bem as jaquetas de lã guardadas, evitar ar-condicionado e não tossir ou espirrar sem utilizar as mãos são atos muito importantes de prevenção. Lembre-se deles!
Ninguém quer sofrer com doenças de outono durante essa estação tão linda, não é mesmo? Seguindo as orientações do artigo e conhecendo as características dos problemas mais comuns, fica mais fácil se proteger e saber como agir caso algum contratempo apareça.
Falando no tema do post, que tal diminuir os gastos com saúde? Aproveite que está no nosso blog, acesse o conteúdo acima e siga se informando!