Atualmente, uma das despesas que mais atormentam o brasileiro é o endividamento com o cartão de crédito. As taxas de juros para uso de crédito rotativo chegaram a atingir a média de 241,61% ao ano, segundo levantamento da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac).
O cartão de crédito é um importante aliado no orçamento doméstico familiar. No entanto, caso alguns cuidados não sejam tomados, pode vir a ser uma armadilha financeira. É necessário que o proprietário do cartão programe-se financeiramente para evitar dívidas em relação a essa despesa, pois ela pode comprometer seriamente as finanças da família.
Quer aprender algumas medidas que podem levam ao uso saudável do cartão de crédito? Então, continue a leitura!
Fique atento ao limite
O limite do cartão de crédito é calculado pelo banco ou pelas administradoras de cartões e leva em conta algumas variáveis, como a renda pessoal do proprietário. São estipuladosa capacidade de pagamento, e um percentual limitador de renda a ser comprometida mensalmente.
Tenha, portanto, atenção a esse limite estipulado no cartão. Você deve ter controle do que está gastando para que esse valor jamais seja ultrapassado, pois isso pode diminuir a chance de pagar a fatura do cartão por completo.
Seja organizado nas suas compras com o cartão de crédito. Anote o que foi comprado para que você tenha controle do valor gasto e de quanto falta para atingir o limite. Caso você gaste descontroladamente, pode comprometer todo o seu planejamento financeiro e afetar outras despesas.
Evite pagar apenas o valor mínimo da fatura
Quando faz o pagamento do valor mínimo da fatura, o cliente entra no chamado crédito rotativo e pode parcelar o valor restante da dívida. É essencial que o consumidor se programe para não precisar chegar a esse ponto.
Os juros do cartão de crédito são altíssimos. Por isso, o valor poderá aumentar muitas vezes se for pago em atraso ou parceladamente. É fundamental que o dono do cartão de crédito se programe para que o valor total da fatura seja pago. Essa é uma despesa que não pode ficar atrasada, pois os prejuízos podem ser grandes.
O ideal é que não se atrase conta alguma, mas, se ocorrerem imprevistos, priorize o pagamento da fatura do cartão de crédito.
Escolha o melhor dia para pagamento da fatura
Uma tática importante para usar o cartão de crédito em seu benefício é se informar em que dia a operadora fecha a fatura dele. Usualmente, o fechamento ocorre entre cinco e dez dias antes do pagamento, mas essa data pode variar.
Geralmente, você tem cerca de 35 dias para pagar as compras feitas com o cartão. Procure adequar as datas de fechamento e pagamento da fatura à sua realidade financeira mensal. Sempre coloque o dia do pagamento após o recebimento do seu salário. Ele será o dia mais propício do mês.
Outra importante tática é que, caso necessite comprar algo pelo cartão de crédito e esteja próxima a data de fechamento da fatura, vale a pena esperar alguns dias para efetuar a compra. Desse modo, o pagamento dessa compra será lançado apenas para o mês seguinte e você terá mais tempo para se planejar.
Centralize seus gastos no cartão
Como mencionado, é necessário tornar o cartão de crédito um aliado no orçamento doméstico mensal. Por isso, é uma opção interessante centralizar nele seus gastos do mês. Uma vez que o pagamento dessa dívida deve ser prioritário, várias compras distintas podem dispersar o rendimento financeiro do mês e faltar na hora de pagar o seu cartão.
Então, procure colocar todas as suas compras no cartão de crédito. Assim, você terá apenas essa dívida para administrar, sem o risco de se perder com várias dívidas diferentes. Outra vantagem é que o pagamento pode ser efetuado só no mês seguinte, o que significa mais tempo para se preparar.
Um benefício que também podemos encontrar é que várias operadoras de cartão de crédito oferecem vantagens a quem compra muito no cartão. São descontos em passagens, brindes como eletrodomésticos etc. Efetuando várias compras com o cartão, você pode acumular pontos e usufruir desses benefícios. Interessante, não é mesmo?
Saiba sempre a origem dos gastos
Uma falha que não pode ser cometida por quem usa o cartão de crédito é não saber a origem dos gastos. Um consumidor atento sabe exatamente de onde vem cada centavo que está sendo pago na fatura. Antes mesmo de receber a fatura, o usuário já deve saber seu valor e como vai pagar.
Além do planejamento financeiro mais facilitado, esse fato evitará que o consumidor pague por serviços que não contratou ou até por compras que não fez. Várias operadoras se aproveitam da desorganização de alguns usuários de cartão para cobrar taxas extras ou aumentar a anuidade. Essa prática não deve ser permitida nem tolerada.
Se você tem controle total da origem dos gastos de seu cartão, perceberá toda e qualquer cobrança indevida e poderá reivindicá-la.
Outra cobrança que pode ser identificada são compras que não foram efetuadas pelo usuário. É o que ocorre devido à ação de fraudadores que clonam cartões de crédito de outras pessoas.
Usufrua dos benefícios do seu cartão de crédito
Como vimos, várias operadoras de cartão de crédito oferecem programas de milhagem e pontos, que podem ser trocados por brindes. Procure saber como funciona esse tipo de serviço no seu cartão. Se ele não acumula pontos nem oferece esse tipo de vantagem, cancele-o e migre para outra operadora em que você possa contar com esses benefícios.
Esse é um modo que as empresas encontram de incentivar o uso do cartão pelos consumidores, e pode gerar vantagens para o usuário, como descontos em passagens aéreas, aquisição de eletrodomésticos etc. Tudo isso pode ser bastante atrativo e significar um uso inteligente do seu cartão.
Alguns tipos de cartões oferecem vantagens maiores para os usuários, mas, em contrapartida, cobram anuidade mais alta. É fundamental que o consumidor coloque os dados na balança porque, algumas vezes, pode ser que compense pagar alguns valores a mais em vista dos benefícios que isso pode causar.
Portanto, o cartão de crédito pode ser um aliado muito importante no planejamento financeiro mensal. Para que isso ocorra, é necessário que o proprietário o use de maneira inteligente, sem se exceder nas compras e aproveitando todas as vantagens oferecidas pelas compras a crédito.
Gostou deste post? Então, compartilhe-o nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham acesso a ensinamentos de uso saudável do cartão de crédito!