Administrar e colocar as contas em dia é um desafio para vários brasileiros. Muitas pessoas acabam gastando mais do que podem, contraindo dívidas que prejudicam todo o orçamento da família por um longo período. Por isso, vem crescendo a procura por cursos de finanças pessoais, que auxiliam indivíduos no gerenciamento da vida financeira a fim de gerar qualidade de vida e evitar custos desnecessários.
Ficou curioso para saber mais sobre os benefícios dos cursos de finanças pessoais e quais são os principais tipos no mercado? Então, continue a leitura que mostraremos. Confira!
A importância de realizar cursos de finanças pessoais
O direcionamento por meio de cursos é indicado para pessoas que desejam entender melhor como realizar a gestão de seus recursos e garantir a estabilidade e segurança para elas e suas famílias no futuro. Além disso, pode ser muito procurado por pessoas que estão endividadas e desejam se organizar para sair da crise e buscar novas formas de lograr êxito na vida financeira.
Quando você entende melhor sobre finanças pessoais, passa a compreender mais o fluxo do seu dinheiro e de que forma isso interfere no seu orçamento mensal. Assim, você adquire a capacidade necessária para tomar as decisões certas que permitem uma vida financeira segura no presente e tranquila no futuro.
Dessa forma, a chamada alfabetização financeira ajuda consumidores a economizar o necessário para garantir não somente uma aposentadoria, mas uma qualidade de recursos ao longo da vida, que evita crises e aborrecimentos.
Os 3 cursos capazes de ajudar nas finanças pessoais
Considerando o perfil dos indivíduos que procuram a especialização na área financeira e a importância desse tipo de ação, vejamos três opções de cursos que podem ajudar você.
1. Gestão de finanças pessoais — Banco Central
O curso de gestão de finanças pessoais do Banco Central se dá na modalidade online e permite ao aluno obter conhecimentos para gerir suas finanças de forma adequada e consciente. Dessa maneira, haverá otimização nos gastos e potencialização dos valores que sobram para investir em operações com potencial de sucesso.
Na dinâmica das aulas, um personagem fictício, chamado Tarcísio, enfrenta situações cotidianas bastante verossímeis. Dentre os temas abordados estão relação com o dinheiro, orçamento pessoal e familiar. Um fator muito positivo e atrativo é que o conteúdo é gratuito.
2. Como organizar o orçamento familiar — FGV
A Fundação Getúlio Vargas é uma das instituições de maior respeito no cenário nacional no tocante à área financeira. O seu curso de como organizar o orçamento familiar aborda temas como: identificação do perfil financeiro do aluno, planejamento das finanças e organização em caso de endividamento.
O curso é gratuito e as aulas podem ser acessadas por meio de cadastro no site da Universidade para que se obtenha o certificado de conclusão. Sua carga horária é de 12 horas e seu acesso é ilimitado. Uma ótima opção!
3. Do mil ao milhão (Primo Rico — Thiago Nigro)
Esse curso de finanças pessoais é um grande sucesso no Brasil. Ele foi elaborado em seis módulos e ajuda o aluno a desenvolver conhecimentos sobre:
-
diagnóstico financeiro;
-
gastar bem e investir melhor;
-
ganhar mais etc.
O mentor dos ensinamento, Thiago Nigro, já assessorou mais de 5.000 clientes e conseguiu comprovar na prática as suas teorias. O investimento é de aproximadamente R$ 1.200,00 e conta com uma carga horária de mais de vinte horas.
Percebemos, portanto, que fazer cursos de finanças pessoais é uma estratégia muito interessante para quem deseja controlar gastos e garantir um futuro tranquilo para sua família. Com eles, o acadêmico organiza os seus recursos e planeja melhor os seus investimentos para potencializar ganhos e diminuir custos.
Se você gostou de conhecer melhor sobre os cursos de finanças pessoais, curta a nossa página no Facebook e acompanhe conteúdos tão relevantes quanto este.