Quando o assunto é descobrir como economizar com o seguro do carro, isso pode dar alguma dor de cabeça para quem ainda não domina esse processo. Afinal, são muitas as seguradoras disponíveis no mercado oferecendo diferentes tipos de apólices.
Os itens que são levados em consideração não são poucos e passam por questões como perfil do motorista, idade, modelo do carro e vários outros detalhes que compõem essa equação. Entender como lidar bem com isso vai fazer com que você escolha o melhor seguro com tranquilidade e desfrute do seu carro sem estresse. Se quer descobrir como fazer isso, continue lendo e aprenda com as informações a seguir.
1. Contratar serviços úteis de verdade para você
Não são todas, mas existem seguradoras que vão tentar vender para você serviços que dificilmente serão usados durante a utilização do seu automóvel. Por isso, o primeiro passo é tomar um tempo lendo, perguntando e entendendo o que está sendo oferecido.
Se você não tiver cautela poderá contratar aquilo que não precisa e pagar um valor alto pelo seu seguro do carro de forma desnecessária e isso não tem a ver com economizar, não é mesmo?
Assim sendo, preocupe-se primeiro com as questões primordiais na sua cobertura como proteção para furtos, roubos, colisão e incêndio. Depois de fechado esse pacote básico, procure analisar os serviços complementares que são de seu interesse e fazem sentido de acordo com o seu perfil e o automóvel que possui.
2. Verifique descontos e benefícios
Algumas seguradoras oferecem benefícios e compensações de acordo com o seu comportamento no trânsito e nos cuidados com o veículo. Algumas até mesmo aceitam esses itens na hora de você mudar de uma empresa para outra. Esse prêmio por “bom comportamento”, por assim dizer, pode inclusive ser usado na hora de negociar melhores preços no momento de renovar o seguro do carro.
O seu cuidado com o veículo e responsabilidade na direção podem significar também descontos no preço total da cobertura. Analise o que será oferecido em troca da não utilização dos serviços contratados. Afinal, se a seguradora não precisa cobrir danos, significa que você está poupando recursos e pode sim obter um contrato mais vantajoso e interessante a partir disso.
3. Analise a franquia
A franquia é nada mais que o valor a ser pago caso o serviço precise ser acionado, como em caso de roubos e batidas. Os valores e condições podem variar e é preciso estar atento para não optar por apólices com uma franquia alta demais, mesmo que a cobertura em geral pareça mais baixa que em outras companhias. É importante colocar os preços na balança e ver o que sai mais em conta na relação de custo-benefício.
4. Pagar à vista
Se em vez de parcelar o seguro a ser pago durante o ano, você puder quitar o valor todo à vista, saiba que isso certamente muda as condições de negociação.
Como em qualquer outro negócio, quando estamos comprando um produto ou contratando um serviço, quem quita a quantia toda de uma vez tende a conseguir um desconto substancial no que está adquirindo.
Se a seguradora não oferecer nenhum benefício por você pagar à vista, não perca seu tempo e procure aquela que compreenda o quanto isso é vantajoso para ambas as partes e feche o melhor negócio que puder.
5. Analisar o valor do seguro antes de comprar o carro
Talvez você ainda não tenha parado para pensar nisso, mas já considerou o fato de que o valor do seguro passa também pelo modelo do seu carro? Antes de comprar o automóvel, analise esse fator e evite surpresas na hora de contratar sua apólice. Modelos de luxo ou mesmo os mais populares, mas que são alvos de furto ou roubo, tendem a ter um preço mais alto na cobertura.
Não estamos dizendo para você deixar de comprar o automóvel que tanto quer, apenas leve em conta o quanto custaria o seguro desse modelo. Não é difícil averiguar isso por meio da internet e você pode aproveitar dessa facilidade para ter clareza do que quanto custará a sua aquisição no balanço geral desse investimento.
6. Entender como um seguro do carro é cobrado
É fato que poderíamos trazer mil dicas, mas de nada adiantaria se você não entendesse como o seguro é cobrado, não é mesmo? Compreendendo o que encarece ou deixa mais barato a sua apólice, você pode tomar as providências necessárias obter um preço mais justo e tenha tranquilidade nesse assunto.
Pensando nisso, elencamos alguns fatores principais que você deve considerar para entender como acontece a cobrança. Confira abaixo:
- perfil do motorista: leva em conta o uso que se faz do automóvel, pontos na carteira, batidas e demais aspectos que tem a ver com o seu comportamento como motorista;
- garagem: se o seu carro tem onde ser guardado ou se ele fica constantemente exposto na rua sendo potencial alvo de furtos e roubos, tudo isso impacta no valor da cobertura;
- idade: geralmente pessoas com idade entre 18 e 25 anos tendem a pagar um pouco mais caro devido à inexperiência no volante;
- gênero: mulheres tendem a pagar menos por estarem menos envolvidas em acidentes;
- estado civil: casados também podem ser cobrados em um valor mais baixo que os desquitados já que os últimos, comprovadamente, estão mais envolvidos em situações de dano;
- local de moradia: a segurança do bairro que você mora ou do local onde você mais passa tempo com o seu carro como no trabalho, por exemplo, também influencia no valor final da cobertura;
- itens de segurança: quanto mais seguro seu carro for para você e também no sistema anti-roubo e anti-furto, menos você tende a pagar na cobertura;
- modelo do carro: esse quesito já exploramos, mas vale a pena frisar novamente já que é um dos mais fundamentais nessa equação.
Esses são os itens mais comuns de serem considerados em apólices de seguros de carro. A partir deles, você já pode vislumbrar o que pode ou não evitar na hora de avaliar a cobertura adquirida para seu automóvel. Agora que tem as informações certas, aproveite para fazer isso da melhor maneira e evitar dor de cabeça mais à frente.
Se você gostou de conhecer estas 6 dicas para economizar com o seguro do carro e ter tranquilidade nesse assunto, assine a nossa newsletter e continue por dentro do nosso conteúdo.