A contratação de seguro de vida é indispensável para proporcionar segurança e tranquilidade aos familiares dos segurados. Na apólice podem ser incluídas diversas coberturas de acordo com as necessidades e possibilidades do contratante. Caso ocorra um evento inesperado, os beneficiários terão recursos para garantir a sua sobrevivência durante determinado período.
Neste post, vamos explicar a importância do seguro de vida para idosos e apresentar as principais informações sobre o tema. Além disso, vamos mostrar como funciona essa modalidade de serviço, quais coberturas podem ser inseridas no contrato, se a seguradora tem direito de recusar a entrada de uma pessoa ou pode impor restrições na hora em que é acionada.
Gostaria de saber mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura e fique por dentro!
Qual é a importância do seguro de vida para idosos?
O seguro de vida é muito importante para os idosos que contam com mais de 60 anos de idade, visto que a contratação da apólice visa à proteção dos seus entes queridos. Por outro lado, existem outras vantagens interessantes, como descontos nas compras de medicamentos.
A inclusão de indenização por acidente que venha a causar invalidez é outra possibilidade. Em alguns casos, pode-se incluir ainda o seguro assistência funeral que ajudará a família com questões financeiras. Os valores recebidos pelos beneficiários vão permitir que eles tenham menos preocupações e não se desgastem em busca de serviços funerários.
Como funciona o seguro de vida para idosos?
Os objetivos do seguro de vida para idosos são idênticos aos de outros seguros oferecidos para pessoas mais jovens. Ele apresenta as principais coberturas para caso de invalidez ou morte e dá direito às indenizações pactuadas de acordo com as condições e valores estabelecidos na apólice. O custo é um pouco maior por que a expectativa de vida de quem tem a idade mias avançada é menor.
Além disso, as possibilidades de invalidez aumentam com o passar dos anos. Por este motivo, uma pessoa com 40 anos paga menos do que outra que completou 60 anos. A Agência Nacional de Saúde (ANS) limitou a cobrança dos montantes em até 6 vezes o valor cobrado de segurados com menos idade. Algumas seguradoras oferecem planos para idosos que tenham mais de 65 anos.
Quais coberturas podem ser inseridas no contrato?
As coberturas do seguro de vida para idosos variam conforme o plano contratado. Os segurados normalmente contratam a cobertura principal, que é o pagamento de indenização em dinheiro aos seus familiares em caso de falecimento. Como já foi mencionado, eles também podem contratar premiação para casos de invalidez, doenças graves, serviços funerários, etc. Vale a pena averiguar o custo-benefício da contratação.
A seguradora tem direito de recusar a entrada de uma pessoa?
Não há uma resposta definitiva para esse questionamento. Existem seguradoras que recusam o fornecimento de cotação de seguro para clientes que tenham enfermidades graves, que estejam em situação de risco ou que tenham idade mais avançada. A ANS e a Superintendência de Seguros privados (SUSEP) já recusaram o atendimento e a conduta gerou processo. Se isso acontecer, consulte os órgãos competentes e informe-se a respeito.
A seguradora pode impor restrições quando o seguro de vida é acionado?
Pode, pois o segurado deve responder a verdade quando faz a aquisição do produto. Caso esconda doenças preexistentes e não declare atividades de risco, poderá ter diversos transtornos se acionar o seguro de vida. Por esta razão, não omita dados ou passe informações incorretas para a seguradora. Em caso de suicídio durante a carência a indenização não será paga.
Agora você já sabe como funciona o seguro de vida para idosos! Os segurados indicam os beneficiários do seu seguro de vida e as premiações são pagas diretamente a estes. Quando não há indicação, os herdeiros do segurado falecido recebem o prêmio juntamente com o cônjuge que terá direito à 50% do valor da indenização.
Gostou do conteúdo? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe diariamente as nossas publicações!